Buscar

É dito que um argumento P1, P2, P3,..., Pn-1 ⊢ C é válido se, e somente se, a conclusão “C” é VERDADEIRA (V) todas as vezes que as premissas P1, P2...

É dito que um argumento P1, P2, P3,..., Pn-1 ⊢ C é válido se, e somente se, a conclusão “C” é VERDADEIRA (V) todas as vezes que as premissas P1, P2, P3,..., Pn-1 são VERDADEIRAS (V).
ROCHA, E. Raciocínio lógico para concursos: você consegue aprender. 3ª. Ed.rev. – Niterói, RJ: Impetus, 2010. (adaptado).
Analise as afirmativas abaixo:
I. Todo argumento válido possui a característica de que a verdade das premissas é incompatível com o valor lógico F da conclusão “C”.
II. Um argumento composto por duas premissas (proposições base) e uma conclusão é chamado de silogismo categórico formal ou regular.
III. Um silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo cujo princípio é partir de determinadas informações que se infere certa conclusão.
IV. Um sofisma é um tipo de silogismo cujo objetivo é implicar a conclusão.
É correto o que se afirma em:
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

UNICIV
47 pág.

Letras Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. Todo argumento válido possui a característica de que a verdade das premissas é incompatível com o valor lógico F da conclusão “C”. Esta afirmativa está incorreta, pois a verdade das premissas é compatível com a conclusão verdadeira em um argumento válido. II. Um argumento composto por duas premissas (proposições base) e uma conclusão é chamado de silogismo categórico formal ou regular. Esta afirmativa está incorreta, pois um silogismo categórico formal ou regular não é necessariamente composto por duas premissas e uma conclusão. III. Um silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo cujo princípio é partir de determinadas informações que se infere certa conclusão. Esta afirmativa está correta. Um silogismo é de fato uma forma de raciocínio dedutivo. IV. Um sofisma é um tipo de silogismo cujo objetivo é implicar a conclusão. Esta afirmativa está incorreta. Um sofisma é um argumento falso que parece verdadeiro, mas não é um tipo de silogismo. Portanto, a alternativa correta é: a. Apenas I, II e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais