Buscar

Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de História Leia o fragmento de texto: “Dentre suas produções que tratam do tema de ensino de História e já ...

Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de História

Leia o fragmento de texto:



“Dentre suas produções que tratam do tema de ensino de História e já possuem tradução para o português destaca-se inicialmente o texto Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão (2006). Nesse ensaio sobre a Didática da História, Rüsen aponta quatro itens sobre os quais tem se centrado o foco de discussões acerca da didática da história na Alemanha Ocidental, são eles: a metodologia de instrução dentro da sala de aula, as funções e os usos da história na vida pública, o estabelecimento de metas para a educação histórica nas escolas, além da verificação dos resultados das mesmas e por fim a análise geral da natureza, função e importância da consciência histórica. A partir da análise do caso alemão Rüsen destaca que, na antiguidade clássica até meados do século XVIII, ainda era possível observar entre os historiadores uma preocupação com a função prática da História, entretanto, com a institucionalização e profissionalização da História os estudos acerca do Ensino de História foram colocados de lado como sendo de menor relevância.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Fernanda de Moura. Educação Histórica e as contribuições de Jörn Rüsen. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011, p.3.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 5 de Metodologia do Ensino de História sobre as reflexões sobre o ensino de história na Alemanha, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.



I. ( ) Os estudo históricos foram influenciados pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, dessa forma, a consciência histórica começou a influenciar as teorizações deste campo.



II.(   ) Jörn Rüsen é um dos historiadores que idealizaram as reflexões sobre o ensino de história na Alemanha, relacionando a História com o campo da psicologia.



III. ( ) Segundo a consciência história, todo ser humano possui compreensão histórica, e por isso é responsável pela sua própria orientação temporal.



IV. ( ) O ensino de história surge a partir da autonomia conquistada, a partir da consciência histórica teorizada pela educação histórica na Alemanha.



V. ( ) Os estudos acadêmicos históricos buscaram revelar a necessidade em encontrar novas possiblidades de se pensar o passado, assim, o ensino de história se aproximou da antropologia alemã.



Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AV – F – V – F – VBV – F – V – V – FCF – V – V – F – FDV – F – V – V – FEV – V – V – F – F

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais