Buscar

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de História Leia o excerto de texto a seguir: “Será na sua convivência com os oprimidos, sabendo também um d...

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de História

Leia o excerto de texto a seguir:



“Será na sua convivência com os oprimidos, sabendo também um deles – somente a um nível diferente de percepção da realidade – que poderão compreender as formas de ser e comportar-se dos oprimidos, que refletem, em momentos diversos, a estrutura da dominação. Uma destas, de que já falamos rapidamente, é a dualidade existencial dos oprimidos que, “hospedando” o opressor cuja “sombra” eles “introjetam”, são eles e ao mesmo tempo são o outro. Daí que, quase sempre, enquanto não chegam a localizar o opressor concretamente, como também enquanto não cheguem a ser “consciência para si”, assumam atitudes fatalistas em face da situação concreta de opressão em que estão. Este fatalismo, às vezes, dá, a impressão, em análises superficiais, de docilidade, como caráter nacional, o que é um engano. Este fatalismo, alongado em docilidade, é fruto de uma situação histórica e sociológica e não um traço essencial da forma de ser do povo.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra p.31.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 4 de Metodologia do Ensino de História sobre o construtivismo no ensino de história, analise as afirmativas a seguir:



I. O pensamento de Paulo Freire busca apresentar ideias que proporcionam o ensino por meio da meritocracia entre os alunos, possibilitando as disputas entre opressores e oprimidos.



II. A metodologia freiriana destaca-se por proporcionar o ensino-aprendizagem atrelado a ideologias demagógicas de esquerda, que eram promissoras ao período que foram organizados.



III. Paulo Freire apresentou a noção de que alunos e alunas são sujeitos que já vivenciaram diferente situações durante a vida e, desta forma, são pessoas que podem tomar as suas próprias decisões.



IV. A realidade dos alunos e alunas são sempre levados em conta, para Paulo Freire, os alunos não são uma folha em branco.



V. O ensino de história costuma passar por temas da realidade dos alunos, assim, cabe ao professor observar e saber a realidade dos estudantes. Isso irá auxiliar a aproximar o que é estudado com o que cada um/uma vive.



Estão corretas apenas as afirmativas:

AI e III

BI, II e IVCI, III e VDI, II e IIIEIII, IV e V

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais