Logo Passei Direto
Buscar
No cenário atual de circulação de várias arboviroses de forma simultânea deveremos ter momentos em que o sistema de saúde pode vir a colapsar por falta de condição de atendimento adequado. Sobre a organização da rede de assistência à saúde no enfrentamento às arboviroses, é importante que:

a) Estruturas como hospitais de campanha sejam sempre montadas para atender os usuários, em locais com circulação de mais de uma arbovirose simultaneamente, independente de cenário epidêmico.
b) Seja desenvolvido um conjunto de medidas organizativas e de capacitação, tendo o conhecimento aplicado em cada unidade de saúde que presta assistência ao usuário com suspeita de arbovirose.
c) Sejam notificados todos os óbitos confirmados de arboviroses em até 7 dias após a ocorrência, principalmente nos casos em que houver suspeita de co-infecção por mais de uma arbovirose.
d) Os hospitais sejam a porta de entrada preferencial e devem estar preparados para o acolhimento e atendimento dos casos agudos de arboviroses, mesmo fora de situações de epidemia.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação à organização da rede de assistência à saúde no enfrentamento às arboviroses. a) Estruturas como hospitais de campanha sejam sempre montadas para atender os usuários, em locais com circulação de mais de uma arbovirose simultaneamente, independente de cenário epidêmico. - Essa opção sugere uma abordagem excessivamente rígida, pois a montagem de hospitais de campanha deve ser baseada em cenários epidêmicos reais e não apenas na circulação de arboviroses. b) Seja desenvolvido um conjunto de medidas organizativas e de capacitação, tendo o conhecimento aplicado em cada unidade de saúde que presta assistência ao usuário com suspeita de arbovirose. - Esta opção enfatiza a importância da capacitação e organização, o que é fundamental para um atendimento eficaz. c) Sejam notificados todos os óbitos confirmados de arboviroses em até 7 dias após a ocorrência, principalmente nos casos em que houver suspeita de co-infecção por mais de uma arbovirose. - Embora a notificação de óbitos seja importante, essa opção não aborda diretamente a organização da rede de assistência. d) Os hospitais sejam a porta de entrada preferencial e devem estar preparados para o acolhimento e atendimento dos casos agudos de arboviroses, mesmo fora de situações de epidemia. - Essa opção sugere que os hospitais devem estar sempre prontos, mas pode não ser a abordagem mais eficiente em termos de recursos. Analisando as alternativas, a opção que melhor reflete a necessidade de uma abordagem organizada e capacitada para o enfrentamento das arboviroses é: b) Seja desenvolvido um conjunto de medidas organizativas e de capacitação, tendo o conhecimento aplicado em cada unidade de saúde que presta assistência ao usuário com suspeita de arbovirose.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Seja desenvolvido um conjunto de medidas organizativas e de capacitação, tendo o conhecimento aplicado em cada unidade de saúde que presta assistência ao usuário com suspeita de arbovirose.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O vírus Mayaro gera dores articulares que se prolongam no tempo de forma crônica, semelhante ao chikungunya. Há transmissão de uma pessoa para outra diretamente e ela ocorre a partir da picada de mosquitos fêmeas que se infectam ao se alimentar do sangue de primatas (macacos) ou humanos infectados. O ciclo epidemiológico do vírus Mayaro é semelhante ao da dengue e se dá com a participação de mosquitos urbanos, principalmente do gênero Aedes. O vírus é considerado endêmico na região Norte e Centro-Oeste, ocorrendo em regiões de mata, rural ou silvestre e geralmente afeta indivíduos que entram nos espaços onde macacos e vetores silvestres circulam.

a) A abordagem dos usuários e a classificação do caso exigem tecnologias de cuidado que envolvem a investigação clínica e/ou laboratorial, que normalmente estão disponíveis apenas nas unidades de atenção terciária.
b) O principal vetor da doença é o Culicoides paraenses.
c) IgM é detectada na fase aguda da doença e IgG é detectada na fase de convalescência da doença.
d) Seja desenvolvido um conjunto de medidas organizativas e de capacitação, tendo o conhecimento aplicado em cada unidade de saúde que presta assistência ao usuário com suspeita de arbovirose.
e) Vigilância epidemiológica e vigilância laboratorial.

No manejo de possíveis criadouros de mosquitos vetores por meio de visitas domiciliares em áreas em torno da mata é um exemplo de ação relacionada à vigilância de fatores de risco biológico.

a) Realizar visitas domiciliares em áreas mais distantes do caso registrado, para ações de comunicação/prevenção e colocação de armadilhas para mosquitos vetores.
b) Realizar visitas domiciliares em áreas de borda da mata, para ações de comunicação/prevenção e coleta de material biológico para sorologia de arboviroses.
c) Realizar visitas domiciliares em áreas mais distantes do caso registrado, para ações de comunicação/prevenção e coleta de material biológico para sorologia de arboviroses.
d) Realizar visitas domiciliares em áreas de borda da mata, para ações de comunicação/prevenção e manejo de possíveis criadouros de mosquitos vetores.

Mais conteúdos dessa disciplina