A explicação de uma seleção categorial, ou c-seleção, pode auxiliar um aluno de Ensino Básico a compreender diferentes funções sintáticas exercidas pelos sintagmas nas orações, como a distinção, por exemplo, entre o uso de um objeto direto e um objeto indireto. Isso porque, enquanto aquele c-seleciona um sintagma nominal, este c-seleciona um sintagma preposicional. Sobre a c-seleção e o ensino desse conceito, analise as sentenças a seguir: I- O ensino da c-seleção, dentre outras razões, é interessante porque explica a um aluno a classe gramatical denominada preposição. II- O conceito de c-seleção pode esbarrar com o de sujeito, uma vez que o predicador pode exigir um argumento que satisfaça a função de sujeito, mas este pode estar oculto na oração, dependendo, então, do contexto. III- Se um verbo demanda um complemento direto, e, no complemento, há um SP, há um problema de gramaticalidade. IV- A aceitação das orações é relacionada puramente à c-seleção.Assinale a alternativa CORRETA: A As sentenças I, II e IV estão corretas. B Somente a sentença IV está correta. C Somente a sentença I está correta. D As sentenças II e III estão corretas.
Verbos bitransitivos são aqueles predicadores que demandam três argumentos para ter suas lacunas preenchidas, ou seja, um argumento que desempenha a função de sujeito, outro de objeto direto e outro de objeto indireto. Acerca da oração que apresenta um verbo bitransitivo com três argumentos, assinale a alternativa CORRETA: A Caterina confiou as anotações aos colegas. B Túlio precisava de remédios urgentemente. C Lúcia teve um desencontro com seu irmão e amigos. D João comprou frutas no mercado com sua mãe.
Na gramática normativa, distingue-se o objeto direto, aquele sem preposição, do indireto, o preposicionado. No entanto, na linguagem falada, nem sempre essa distinção é feita. Observe o trecho: “os acidentes na rodovia chegaram quase 100% a mais em relação ao ano passado”. Com base nesse exemplo e sobre os objetos diretos e indiretos na gramática tradicional e na coloquialidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O verbo “chegar” mobiliza um argumento preposicionado, que não ocorre no trecho citado, por isso, ele é considerado agramatical. ( ) Embora o trecho não esteja de acordo com a norma-padrão da língua, ele ainda assim é compreendido por um falante de língua portuguesa. ( ) O apagamento da preposição é um fenômeno estudado pela gramática gerativa e condenado pela normativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A V - F - F. B F - F - F. C F - V - V. D V - V - V.