Logo Passei Direto
Buscar
A regulação das vias metabólicas pode ocorrer por mecanismos complexos e sofisticados. Em relação a esses mecanismos, assinale a alternativa correta. a. A produção de isoenzimas é caracterizada pela regulação e integração das atividades metabólicas dos diversos tecidos por comandos hormonais de fora da célula. As isoenzimas podem atuar tanto no estado alimentado quanto no jejum, de acordo com o tecido envolvido no processo. b. A regulação por ativação de zimogênios consiste na conversão de enzimas inativas (zimogênios) em suas formas ativas pela ação de enzimas proteolíticas em órgãos diferentes daqueles em que foram produzidas. Costuma ser mais presente em células secretoras, como as do pâncreas ou as salivares. c. A produção de hormônios é a principal forma de regulação enzimática, pois são moléculas com atividade catalítica que desencadeiam a produção de zimogênios ou de isoenzimas por modificações covalentes, tendo como objetivo final a ativação do catabolismo o mais imediatamente possível. d. A regulação alostérica é caracterizada pelas propriedades catalíticas das enzimas que são alternadas pela ligação química onde ocorre o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos; ou também pode ser transitória, quando há adição ou remoção de um grupo químico à cadeia polipeptídica. As transferências de grupos fosfato do ATP são um exemplo. e. A regulação por modificação covalente é caracterizada pela ligação do substrato a um sítio ativo da enzima que irá afetar a conformação dos demais sítios dessa enzima, facilitando, assim, a ligação do substrato aos outros sítios. As ligações que mais ocorrem são por pontes de hidrogênio.
User badge image
Carla Priscila

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à regulação das vias metabólicas: a) A produção de isoenzimas é caracterizada pela regulação e integração das atividades metabólicas dos diversos tecidos por comandos hormonais de fora da célula. As isoenzimas podem atuar tanto no estado alimentado quanto no jejum, de acordo com o tecido envolvido no processo. - Esta afirmação é verdadeira, mas não aborda completamente a regulação das vias metabólicas. b) A regulação por ativação de zimogênios consiste na conversão de enzimas inativas (zimogênios) em suas formas ativas pela ação de enzimas proteolíticas em órgãos diferentes daqueles em que foram produzidas. Costuma ser mais presente em células secretoras, como as do pâncreas ou as salivares. - Esta alternativa está correta e descreve bem o processo de ativação de zimogênios. c) A produção de hormônios é a principal forma de regulação enzimática, pois são moléculas com atividade catalítica que desencadeiam a produção de zimogênios ou de isoenzimas por modificações covalentes, tendo como objetivo final a ativação do catabolismo o mais imediatamente possível. - Esta afirmação é incorreta, pois hormônios não têm atividade catalítica. d) A regulação alostérica é caracterizada pelas propriedades catalíticas das enzimas que são alternadas pela ligação química onde ocorre o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos; ou também pode ser transitória, quando há adição ou remoção de um grupo químico à cadeia polipeptídica. As transferências de grupos fosfato do ATP são um exemplo. - Esta descrição é confusa e não está correta. e) A regulação por modificação covalente é caracterizada pela ligação do substrato a um sítio ativo da enzima que irá afetar a conformação dos demais sítios dessa enzima, facilitando, assim, a ligação do substrato aos outros sítios. As ligações que mais ocorrem são por pontes de hidrogênio. - Esta afirmação não está correta, pois a modificação covalente não se refere apenas à ligação do substrato. Após a análise, a alternativa correta é: b) A regulação por ativação de zimogênios consiste na conversão de enzimas inativas (zimogênios) em suas formas ativas pela ação de enzimas proteolíticas em órgãos diferentes daqueles em que foram produzidas. Costuma ser mais presente em células secretoras, como as do pâncreas ou as salivares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra D. A regulação alostérica é caracterizada pelas propriedades catalíticas das enzimas que são alternadas pela ligação química onde ocorre o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos; ou também pode ser transitória, quando há adição ou remoção de um grupo químico à cadeia polipeptídica. As transferências de grupos fosfato do ATP são um exemplo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mucopolissacaridose tipo I é uma doença causada por alterações na atividade de uma enzima lisossômica que degrada moléculas chamadas proteinoglicanos. Ela tem um espectro fenotípico que vai da forma mais leve da doença, chamada de síndrome Scheie, até a forma mais grave, síndrome de Hurler. Os pacientes com essa doença apresentam uma ampla variedade de sintomas que afetam vários sistemas do corpo humano. Entre eles estão desde opacificação da córnea, problemas cardíacos e pulmonares, até problemas cognitivos.
Os pais de uma criança recém diagnosticada com mucopolissacaridose tipo I chegaram à sua clínica e estão interessados em saber o que está causando a doença do seu filho. Eles querem saber detalhes do que acontece nas células para que possam avaliar as formas de tratamento existentes e escolher o melhor. Portanto, descreva para eles a função dos lisossomos na célula e o que provavelmente está acontecendo nas células do paciente. Sabendo que essa doença é causada por modificações na sequência de nucleotídeos que codifica a enzima em questão, descreva também a função dos nucleotídeos e como eles são organizadas dentro de uma célula.

Sobre a técnica de separação das organelas celulares, assinale a alternativa correta:
A. O rompimento da membrana celular por choque osmótico remove impurezas presentes na célula.
B. O estudo das organelas em frações individuais não é útil para o estudo de suas funções porque nas células elas estão interagindo com outras organelas.
C. Os passos envolvidos na separação de organelas celulares são, em ordem: lise celular para rompimento da membrana, centrifugação para separação das frações celulares, lavagens para purificação.
D. O princípio da técnica de centrifugação em gradiente de densidade é separar as organelas de acordo com suas funções.
E. A centrifugação diferencial é o método mais preciso de separação das organelas e utilizá-lo evita passos de purificação posteriores.

Qual das alternativas seguintes relaciona corretamente a organela celular e sua função?
A. Núcleo – respiração celular
B. Mitocôndria – fotossíntese
C. Ribossomo – fabricação de ácidos graxos
D. Lisossomo – degradação celular
E. Vacúolo – transporte de proteínas

Considerando as organelas celulares, qual dos grupos abaixo está envolvido na síntese de compostos necessários para a célula?
A. Retículo endoplasmático rugoso, lisossomo, vacúolo
B. Lisossomo, vacúolo, ribossomo
C. Vacúolo, retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso
D. Retículo endoplasmático liso, ribossomo, vacúolo
E. Ribossomo, retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso

Enzimas, alguns hormônios e fatores de coagulação podem ser classificados em uma única classe de compostos químicos porque:
A. São formados por cadeias de aminoácidos.
B. Aumentam o metabolismo oxidativo.
C. Ajudam a regular o metabolismo.
D. São sintetizados exclusivamente nos seres humanos.
E. São formados por cadeias de ácidos graxos.

2 é então eliminado na respiração, e a relação da equação é recomposta. Quando íons OH- são liberados no sangue, o ácido carbônico reage a eles produzindo bicarbonato e água. Assim, a concentração de ácido carbônico diminui. Há aumento da liberação de bicarbonato em vez do íon hidrogênio pelos rins, reduzindo a quantidade de bicarbonato no plasma, e, assim, a relação da equação é preservada.
Sobre a água, qual das alternativas, a seguir, está de acordo?
A. As trocas de estado físico da água acontecem de maneira muito rápida.
B. Compostos polares que formam ligações de hidrogênio não se diluem em água.
C. Substâncias apolares, como óleos, são solúveis em água.
D. A água pura é considerada neutra porque contém concentrações iguais de H+ e de OH-.
E. A água tem grande capacidade de dissolver outros compostos porque realiza ligações covalentes com eles.

Mais conteúdos dessa disciplina