Buscar

O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta aos primeiros anos da década de 30, como fruto da iniciativa particular de vários setores da burgu...

O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta aos primeiros anos da década de 30, como fruto da iniciativa particular de vários setores da burguesia, respaldados pela Igreja Católica, e tendo como referencial o Serviço Social europeu. Evidentemente, o surgimento do Serviço Social não pode ser entendido como uma simples transposição de modelos ou mera importação de ideias, pois suas origens estão profundamente relacionadas com o complexo quadro histórico-conjuntural que caracterizava o país naquele momento. A respeito deste período, leia as seguintes afirmacoes: I. A acumulação capitalista deixava de se fazer por meio de atividades agrárias e de exportação e centrava-se no amadurecimento do mercado de trabalho, na consolidação do polo industrial e na vinculação da economia ao mercado mundial. II. O processo revolucionário em curso no Brasil desde a segunda metade da década de 20 exigia uma rápida recomposição do quadro político, econômico e social do país. III. A luta de classes impunha-se como uma realidade presente e determinava um quadro social marcado por tensão permanente. IV. No Rio de Janeiro, fruto do esforço da nascente burguesia e de setores da Igreja Católica, foi criado o Centro de Estudos e Ação Social – CEAS –, onde foi realizado o primeiro curso de preparação para o exercício da ação social, denominado “Curso Intensivo de Formação Social para Moças”. V. Historicamente, a realização do “Curso Intensivo de Formação para Moças”, cuja clientela era constituída por jovens católicas, foi o primeiro passo da longa caminhada do Serviço Social no Brasil. Está correto o que se afirma em:
I. A acumulação capitalista deixava de se fazer por meio de atividades agrárias e de exportação e centrava-se no amadurecimento do mercado de trabalho, na consolidação do polo industrial e na vinculação da economia ao mercado mundial.
II. O processo revolucionário em curso no Brasil desde a segunda metade da década de 20 exigia uma rápida recomposição do quadro político, econômico e social do país.
III. A luta de classes impunha-se como uma realidade presente e determinava um quadro social marcado por tensão permanente.
IV. No Rio de Janeiro, fruto do esforço da nascente burguesia e de setores da Igreja Católica, foi criado o Centro de Estudos e Ação Social – CEAS –, onde foi realizado o primeiro curso de preparação para o exercício da ação social, denominado “Curso Intensivo de Formação Social para Moças”.
V. Historicamente, a realização do “Curso Intensivo de Formação para Moças”, cuja clientela era constituída por jovens católicas, foi o primeiro passo da longa caminhada do Serviço Social no Brasil.
a. I, II e V.
b. II, III, e IV.
c. I, II, III e V.
d. I, II, IV e V.
e. I, II, III, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

Serviço Social Surgimento e Institucionalização no Brasil Questionario 1
10 pág.

Serviço Social Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: I. A acumulação capitalista deixava de se fazer por meio de atividades agrárias e de exportação e centrava-se no amadurecimento do mercado de trabalho, na consolidação do polo industrial e na vinculação da economia ao mercado mundial. Esta afirmação está correta, pois descreve a mudança no padrão de acumulação capitalista no Brasil. II. O processo revolucionário em curso no Brasil desde a segunda metade da década de 20 exigia uma rápida recomposição do quadro político, econômico e social do país. Esta afirmação está correta, pois descreve o contexto de mudanças e instabilidade política e social no Brasil na época. III. A luta de classes impunha-se como uma realidade presente e determinava um quadro social marcado por tensão permanente. Esta afirmação está correta, pois descreve a realidade da luta de classes e suas implicações na sociedade brasileira da época. IV. No Rio de Janeiro, fruto do esforço da nascente burguesia e de setores da Igreja Católica, foi criado o Centro de Estudos e Ação Social – CEAS –, onde foi realizado o primeiro curso de preparação para o exercício da ação social, denominado “Curso Intensivo de Formação Social para Moças”. Esta afirmação está correta, descrevendo a criação do CEAS e o curso pioneiro de formação social. V. Historicamente, a realização do “Curso Intensivo de Formação para Moças”, cuja clientela era constituída por jovens católicas, foi o primeiro passo da longa caminhada do Serviço Social no Brasil. Esta afirmação está correta, descrevendo o marco inicial do Serviço Social no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: c) I, II, III e V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais