Buscar

As práticas integrativas e complementares (PICs) começaram a ser debatidas no Brasil por volta dos anos 1970, porém o uso delas no Sistema Único de...

As práticas integrativas e complementares (PICs) começaram a ser debatidas no Brasil por volta dos anos 1970, porém o uso delas no Sistema Único de Saúde tornou-se real a partir de 2006, quando o Ministério da Saúde, apoiando-se nas diretrizes da OMS, o aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre essa implementação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A implementação dessas práticas veio através da necessidade de contribuir na prevenção de agravo nas doenças, bem como promover a saúde de uma forma integrativa e humanizada.

(    ) Na maioria das vezes, os atendimentos com as PICs iniciam-se na Atenção Básica, que é conhecida como a porta de entrada do SUS.

(    ) Estudos relatam que o uso das PICs de forma individualizada é positivo, porém quando associada à medicina convencional, perde seus benefícios.

(    ) Desde 2006 que o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICs à população.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V - V - F - F.


B) F - V - F - V.


C) V - F - V - F.


D) F - F - V - V.