Buscar

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) preconiza a prática de exercícios físicos como tratamento adicional, não medicamentoso, do diabetes. Consi...

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) preconiza a prática de exercícios físicos como tratamento adicional, não medicamentoso, do diabetes. Considerando o exposto, qual o mecanismo fisiológico responsável pela redução da glicemia a partir da realização do exercício físico?
A) O efeito de restauração das células beta-pancreáticas que haviam sido lesadas na patogênese do diabetes tipo 1.
B) A maior biodisponibilidade do hormônio glucagon, a fim de favorecer os processos de glicogenólise, gliconeogênese e lipólise.
C) Predomínio da atividade nervosa simpática em repouso; que desencadeia melhores condições de saúde em relação à modulação autonômica cardíaca.
D) A potente ativação dos hormônios contrarreguladores da insulina, que agem em sincronia favorecendo a homeostase da glicose para níveis próximos a 110 mg/dl.
E) A ativação de vias de translocação de vesículas de GLUT4 para a membrana celular; favorecendo a captação de moléculas de glicose, por meio da contração muscular.

Essa pergunta também está no material:

qoaspm_biomedico_fisiologia_do_esporte_e_da_pratica_do_exercicio_fisico

Simulado Pm Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) A ativação de vias de translocação de vesículas de GLUT4 para a membrana celular; favorecendo a captação de moléculas de glicose, por meio da contração muscular. Isso ocorre devido à ativação de mecanismos que aumentam a captação de glicose pelas células musculares durante o exercício físico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais