Buscar

As vigotas treliçadas são muito empregadas na construção de lajes nervuradas pré-moldadas, pois garantem melhor solidarização entre a nervura e a c...

As vigotas treliçadas são muito empregadas na construção de lajes nervuradas pré-moldadas, pois garantem melhor solidarização entre a nervura e a capa de concreto. As vigotas são compostas por duas barras de armadura longitudinal, inseridas em uma base de concreto. Essas armaduras inferiores são interligadas à armadura superior por meio de barras diagonais, que contribuem para a aderência entre a nervura e a capa de concreto, além de auxiliarem na resistência frente a possíveis esforços de flexão negativos e de cisalhamento.

Considere que, ao realizar o projeto de ampliação de uma escola, você optou por utilizar uma laje nervurada pré-moldada no corredor de ligação entre o novo anexo e o prédio principal. A área de armadura por nervura, determinada por meio do dimensionamento, foi de 0,923cm².

Pela tabela apresentada a seguir, determine o modelo de vigota treliçada que deverá ser empregado, considerando duas situações:

a) A vigota não terá armadura adicional.

b) A vigota poderá ter até 3 barras de 4,2mm de diâmetro como armadura adicional.

Dados: Hlaje = 32cm; hf = 7cm.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais