Ed
há 4 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a educação formal de surdos: ( ) O ensino de Ponce de Léon incluía a datilografia (alfabeto manual), a escrita e o treino para a fala (oralização). Além disso, o monge beneditino utilizava de rótulos, ou seja, nomes escritos pregados em tudo. Com isso, Ponce indicava as palavras escritas a seus alunos, associando a escrita com a pronúncia da palavra. É verdadeira. Ponce de Léon foi um dos primeiros a desenvolver métodos de ensino que incluíam a escrita e a oralização, além de utilizar rótulos para associar palavras escritas com suas pronúncias. ( ) O precursor da educação de surdos foi Jean-Jacques Rousseau, e seu método foi inovador, pois rejeitava todos os tipos de sinais, gestos, e mímica. Sua metodologia de ensino se pautava exclusivamente no idioma suíço - que era o principal utilizado em sua região, nas modalidades escrita e oral. É falsa. O precursor da educação de surdos é considerado o próprio Ponce de Léon, e Rousseau não rejeitava sinais e gestos, mas sim tinha uma abordagem diferente em relação à educação. ( ) A linguista italiana Maria Montessori foi a primeira educadora de surdos, e seu método ainda embasa os estudos atuais, afinal, desconsidera as propostas oralistas. A metodologia de Montessori utiliza apenas a língua de sinais, no processo de ensino. É falsa. Montessori não foi a primeira educadora de surdos e sua metodologia não se limita apenas à língua de sinais, mas sim a uma abordagem mais ampla que considera diferentes formas de aprendizado. Com isso, temos a seguinte classificação: - I: V - II: F - III: F Portanto, a alternativa correta que apresenta as opções verdadeiras é: a) As opções II, III e V estão corretas. (mas como II e III são falsas, essa opção não é correta). Nenhuma das alternativas apresentadas está correta, pois apenas a opção I é verdadeira. Você deve verificar as opções novamente, pois não há uma alternativa correta com base nas afirmações analisadas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
As opções apresentadas são as seguintes: I) O ensino de Ponce de Léon incluía a datilografia (alfabeto manual), a escrita e o treino para a fala (oralização). Além disso, o monge beneditino utilizava de rótulos, ou seja, nomes escritos pregados em tudo. Com isso, Ponce indicava as palavras escritas a seus alunos, associando a escrita com a pronúncia da palavra. II) O precursor da educação de surdos foi Jean-Jacques Rousseau, e seu método foi inovador, pois rejeitava todos os tipos de sinais, gestos, e mímica. Sua metodologia de ensino se pautava exclusivamente no idioma suíço - que era o principal utilizado em sua região, nas modalidades escrita e oral. III) A linguista italiana Maria Montessori foi a primeira educadora de surdos, e seu método ainda embasa os estudos atuais, afinal, desconsidera as propostas oralistas. A metodologia de Montessori utiliza apenas a língua de sinais, no processo de ensino. Após analisar as opções, a alternativa correta é: c) As opções II, IV e V estão corretas.
Gabriela Menezes
ano passado
V - F - V
- O padre beneditino Ponce de Léon realizou um trabalho educativo com filhos surdos da aristocracia espanhola. Isso acontecia no mosteiro beneditino de São Salvador em Oña, e em virtude disso ele se tornou conhecido como precursor da educação de surdos.
Uma das estratégias de ensino de Léon era o uso de rótulos, de palavras escritas pregadas em tudo. Com isso, ele indicava as palavras escritas a seus alunos, associando-as com suas respectivas pronúncias.
Mais perguntas desse material