Buscar

No campo da Bioquímica e Cariologia em Odontologia, o conceito de pH crítico tem sido fundamental na definição de quando a saliva não tem mais capa...

No campo da Bioquímica e Cariologia em Odontologia, o conceito de pH crítico tem sido fundamental na definição de quando a saliva não tem mais capacidade de proteger a estrutura mineral dos dentes. No entanto, considerando-se que, atualmente, há maior e mais constante exposição dos indivíduos a produtos fluoretados, a presença constante de flúor na saliva muda suas propriedades físico-químicas com relação ao chamado pH crítico de dissolução das estruturas dentais. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
(A) Devido a sua capacidade de tamponamento, a saliva consegue proteger o esmalte até que o pH não seja inferior a 5, porém a dentina é mais suscetível, tendo como crítico para desmineralização um pH 5,5.
(B) O pH crítico para o esmalte é menor do que o da dentina, portanto, produtos que a princípio não são considerados cariogênicos para a dentina radicular, por não atingir pH inferior ao seu crítico, podem ser cariogênicos para o esmalte.
(C) Na presença de flúor, por exemplo, quando água fluoretada é ingerida continuamente ou dentifrício fluoretado é usado regularmente, o pH crítico para desmineralização do esmalte passa a ser 4,5 e da dentina 5,5.
(D) Na presença de flúor não ocorre a dissolução de minerais do tipo hidroxiapatita ou mesmo fluorapatita, que tem o cristal mais solúvel e menos resistente; assim, a simples presença de flúor no meio ambiente bucal impede a desmineralização do esmalte.
(E) As variações de pH relacionadas com a progressão da cárie dental dependem apenas da presença de uma placa dental cariogênica e não da conversão de carboidratos em ácidos.

Essa pergunta também está no material:

concurso dentista vunesp
16 pág.

Odontologia Centro Universidade Braz CubasCentro Universidade Braz Cubas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (C) Na presença de flúor, por exemplo, quando água fluoretada é ingerida continuamente ou dentifrício fluoretado é usado regularmente, o pH crítico para desmineralização do esmalte passa a ser 4,5 e da dentina 5,5.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais