Buscar

Ao longo da história da antropologia, a percepção da alteridade começa a ser construída como modelo explicativo, ainda que sob a lógica do Evolucio...

Ao longo da história da antropologia, a percepção da alteridade começa a ser construída como modelo explicativo, ainda que sob a lógica do Evolucionismo, grande marco teórico deste estudo. Sobre o Evolucionismo, assinale a alternativa correta.
I. Como via a diversidade a partir da noção de progresso e estágio de desenvolvimento das culturas e sociedades não-europeias (portanto, não-civilizadas), tornou-se o referencial a partir do qual as sociedades seriam comparadas.
II. O primeiro passo dos evolucionistas foi adotar um conceito de cultura que atendesse aos seus objetivos. Na obra A origem das culturas, o antropólogo inglês Edward Tylor elabora uma das definições de cultura mais aceitas ao longo de todo o século XIX, na qual cultura e civilização são quase sinônimos.
III. Essa definição trazia implícita a ideia de que todas as sociedades 'primitivas' poderiam chegar à 'civilização', mas, mais do que isso, que a sociedade do 'eu' (a minha) seria mais importante e superior à sociedade do 'outro'. E isso foi devastador para vários povos.
IV. É nesse contexto que observamos que há espaço para o etnocentrismo, uma vez que, segundo essa teoria, é preciso combater o relativismo.
a) I, II, III.
b) II, III, IV.
c) I, IV.
d) I, II, IV.
e) I, III.

Essa pergunta também está no material:

antropologia da educacao(prova presencial)
9 pág.

Antropologia e Educação Faculdade Santa CruzFaculdade Santa Cruz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a resposta correta é: b) II, III, IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais