Buscar

A malharia Roupa Nova Ltda., após aprovação em assembleia de seus 250 sócios, decide encerrar suas atividades, juntamente com a Cerâmica Porcelana ...

A malharia Roupa Nova Ltda., após aprovação em assembleia de seus 250 sócios, decide encerrar suas atividades, juntamente com a Cerâmica Porcelana Fina SA, a qual também obteve a aprovação dos seus 40 sócios. Com isso, ambas as empresas unem-se e formam a empresa Auto Peças Velocidade Sempre Ltda. Nessa operação, os patrimônios das duas empresas foram somados, bem como o quadro societário e os respectivos passivos que antes eram separadamente de cada sociedade. Ademais, as antigas empresas deixaram de existir por completo e alteraram o ramo de suas atividades. Após a aprovação da operação, Dirceu, que era sócio cotista da Roupa Nova Ltda., resolve, no décimo sétimo dia após a deliberação, fazer sua retirada da empresa que ia se formar, uma vez que não pretende atuar no ramo de autopeças.

 

De acordo com a situação exposta, pode-se afirmar que a operação ocorrida

A) 

é a transformação societária, na qual duas empresas de ramos diversos se unem para a formação de uma terceira. Todavia, antes de sua concretização, devem cada qual eliminar seus passivos e ressarcir seus sócios, os quais podem escolher fazer parte da nova empresa em até 30 dias da decisão. 

B) 

é inexistente e impossível na legislação brasileira, uma vez que duas empresas de espécies distintas (LTDA e SA) para se unirem, devem, primeiro, extinguirem-se e eliminarem seus passivos com os devedores, bem como os sócios devem receber seus dividendos.

C) 

foi a incorporação comercial de uma grande empresa por uma pequena, para formar uma terceira empresa, o que é comum no Direito Empresarial Brasileiro, sendo que o sócio retirante poderá exercer sua liberalidade a qualquer momento. 

D) 

foi a fusão de duas empresas para a formação de uma terceira, o que é legalmente possível, independente do ramo de atividade e do tipo societário; e o sócio retirante poderá exercer seu direito em até 30 dias da decisão final da operação.

E) 

é a cisão empresarial, na qual uma empresa de grande porte é fracionada e assume o patrimônio, os sócios e os dividendos de outra empresa, de menor complexidade, para a formação de uma empresa nova de outro ramo, a qual deverá promover o ressarcimento dos antigos sócios em até 30 dias. 


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na situação exposta, a operação descrita é a fusão de duas empresas para a formação de uma terceira, o que é legalmente possível, independente do ramo de atividade e do tipo societário; e o sócio retirante poderá exercer seu direito em até 30 dias da decisão final da operação. Portanto, a alternativa correta é: D) foi a fusão de duas empresas para a formação de uma terceira, o que é legalmente possível, independente do ramo de atividade e do tipo societário; e o sócio retirante poderá exercer seu direito em até 30 dias da decisão final da operação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina