Buscar

Maria possuía uma empresa de salgadinhos para festas. Ela prestava serviço para um buffet. Com o advento da covid-19, o buffet para o qual ela real...

Maria possuía uma empresa de salgadinhos para festas. Ela prestava serviço para um buffet. Com o advento da covid-19, o buffet para o qual ela realizava as entregas teve contratos suspensos, fazendo com que o mesmo cancelasse as entregas semanais de Maria. Diante de tal situação, ela teve que se reinventar para se manter no mercado de trabalho e infelizmente teve que dispensar todos os seus funcionários. Então, resolveu se juntar a mais duas amigas com a proposta de fornecerem pequenos kits para festas durante a pandemia. Juntas, Maria, Kátia e Josélia, iniciaram as suas atividades e, como pensaram que seria uma situação transitória, optaram por não celebrar um contrato para constituir a sociedade. Inicialmente, a ideia foi um sucesso e tiveram um bom índice de aceitação no mercado. Kátia fez o contato com os fornecedores e comprava todos os materiais necessários para a confecção dos kits em seu nome. Como Maria já dispunha de um local fixo em que trabalhava antes e não pagava aluguel, elas optaram por continuarem utilizando esse mesmo espaço. Tudo estava em perfeita harmonia, até que Maria descobriu que Kátia estava tendo um caso com o seu marido e resolveu desfazer a sociedade. Maria, com raiva da situação, alegou que não iria pagar pelas dívidas contraídas por Kátia e que tudo o que elas tinham adquirido e que estava em sua posse ela não dividiria; Josélia, como era amiga íntima de Maria, disse que concordava com ela e procederia da mesma forma. Diante do exposto, Kátia começou a ser procurada pelos credores pelas dívidas que havia contraído em nome da sociedade. 

 

Sobre a responsabilidade em relação às dívidas contraídas em sociedade pelas três amigas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Os bens e as dívidas sociais contraídas por Maria, Kátia e Josélia constituem patrimônio especial, ao qual elas são titulares em comum, devendo responder em conjunto pelas dívidas contraídas por Kátia.

 

 

PORQUE

 

 

II. Os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais da sociedade e, nesse caso, como se trata de uma sociedade não personificada, Maria, Kátia e Josélia serão excluídas do benefício de ordem.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você tem que criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais