Buscar

A expressão “mal-de-sete-dias” ainda está presente na zona rural de algumas regiões do Brasil. As mulheres atribuem a sua ocorrência ao fato de a c...

A expressão “mal-de-sete-dias” ainda está presente na zona rural de algumas regiões do Brasil. As mulheres atribuem a sua ocorrência ao fato de a criança até o sétimo dia ficar desprotegida do vento e da claridade. Diferentemente do que o senso comum acredita, o “mal” é uma doença que antigamente atingia os bebês com frequência, nos primeiros sete dias de vida – o tétano umbilical, causado em geral por falta de higiene dos instrumentos médicos e do local do parto.

A contagiosa, que pode ser transmitida por gotículas de saliva dispersas no ar.
B bacteriana, que pode ser prevenida pela vacinação da mãe, conferindo imunidade passiva ao bebê.
C priônica, que pode ser evitada por meio de um parto limpo e de cuidados higiênicos adequados com o coto umbilical.
D veiculada pelo ar e pelo contato com superfícies contaminadas, cuja profilaxia envolve lavagem das mãos com frequência.
E transmitida por meio da contaminação do coto umbilical por vírus que podem estar presentes em instrumentos sujos utilizados para cortar o cordão umbilical.

Essa pergunta também está no material:

Dia 02- somos 05_2022
32 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C, priônica, que pode ser evitada por meio de um parto limpo e de cuidados higiênicos adequados com o coto umbilical.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina