Buscar

O papel do farmacêutico como gestor na equipe multidisciplinar está cada vez sendo mais valorizado. Devido ao progresso das políticas de saúde e, c...

O papel do farmacêutico como gestor na equipe multidisciplinar está cada vez sendo mais valorizado. Devido ao progresso das políticas de saúde e, consequentemente, a uma demanda mais exigente, para atingir a qualidade desejada no atendimento ao usuário, faz-se necessária uma atividade multidisciplinar integrada, que envolve profissionais com diferentes formações curriculares, específicas e diferenciadas.


A Assistência Farmacêutica no Brasil pode ser considerada como parte indissociável do modelo assistencial existente, sendo de caráter multiprofissional e intersetorial, já que trabalha diretamente em todos os âmbitos relacionados aos medicamentos, os quais apresentam processos complexos, com múltiplos determinantes e envolvendo diferentes fatores.

 

 GONÇALVES, Carolina Passarelli. Assistência farmacêutica. Porto Alegre: SAGAH, [20--].

 

Diante do exposto, leia o relato a seguir.

 

Marcílio, farmacêutico e gestor na área de assistência pública de saúde, lidera uma equipe de saúde com perfil multidisciplinar. O profissional relata que o cargo de gestor tem sido bastante desafiador, mas garante que vale a pena. Ainda, revela que a relação positiva estabelecida com os membros da equipe tem como consequência natural o bom andamento das atividades.

 

Sobre o relato e a função ocupada pelo farmacêutico Marcílio, julgue as afirmações a seguir.

 

I. Como gestor, é importante que Marcílio seja organizado e íntegro, bem como apresente capacidade estratégica e de liderança.

 

II. Ao trabalhar com uma equipe multidisciplinar, particularidades como a abertura para novas ideias e perspectivas são relevantes para Marcílio.

 

III. Independente do estilo de gestão de Marcílio, esta deve estar de acordo com os princípios do SUS, que trazem características como transparência, universalidade, equidade, integralidade e descentralização.

 

Está correto o que se afirma em

A) 

I e III, apenas. 

B) 

II e III, apenas. 

C) 

I, apenas. 

D) 

I, II e III. 

E) 

II, apenas. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: D) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais