Buscar

Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau são os principais expoentes da corrente de pensamento político que costumamos chamar de “contratualista”. Ass...

Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau são os principais expoentes da corrente de pensamento político que costumamos chamar de “contratualista”. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que melhor define a premissa do contratualismo.
Diferentemente do republicanismo maquiavélico de matriz aristotélica, o contratualismo parte do princípio de que a organização política é o resultado de uma escolha racional, e não a manifestação da natureza humana.
A) A premissa do contratualismo afirma a organização política como o resultado de um acordo coletivo segundo o qual, racionalmente, os homens decidem que viver em coletividade é melhor do que viver em situação de desagregação.
B) A premissa do contratualismo afirma que o homem é naturalmente gregário e, por isso, a questão principal é desenvolver mecanismos de aprimoramento da sociedade política, visto que a sua existência se confunde com a própria natureza humana.
C) A premissa do contratualismo afirma que o Estado Moderno é o resultado da vitória política da burguesia, que acumulou poder suficiente para organizar uma estrutura de dominação, cujo objetivo é a exploração do trabalho.
D) A premissa do contratualismo afirma que os homens estão naturalmente vocacionados à liberdade, sendo o Estado o artifício criado pela tirania divina com o objetivo de impedir a plena realização da natureza humana.
E) A premissa do contratualismo afirma que os seres humanos são naturalmente gregários, logo o Estado é um “desde sempre” que não precisa ser necessariamente explicado, mas apenas aprimorado.

Essa pergunta também está no material:

Aula 01 Formação do Estado-Nação
82 pág.

Ética Profissional Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A premissa do contratualismo afirma a organização política como o resultado de um acordo coletivo segundo o qual, racionalmente, os homens decidem que viver em coletividade é melhor do que viver em situação de desagregação. Portanto, a alternativa correta é: A) A premissa do contratualismo afirma a organização política como o resultado de um acordo coletivo segundo o qual, racionalmente, os homens decidem que viver em coletividade é melhor do que viver em situação de desagregação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais