Logo Passei Direto
Buscar
O excerto faz referência a duas características da política econômica mercantil; são elas:

 O metalismo e o monopólio.
 O metalismo e a balança comercial favorável.
 A balança comercial favorável e o metalismo.
 A balança comercial favorável e o monopólio.
 O protecionismo e o metalismo.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A política econômica mercantil, também conhecida como mercantilismo, é caracterizada principalmente pelo metalismo e pela balança comercial favorável. Portanto, a resposta correta é: O metalismo e a balança comercial favorável. Essas características refletem a busca por acumulação de metais preciosos e a promoção de exportações em detrimento das importações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: "O metalismo e a balança comercial favorável."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Durante os séculos XIV e XV, a Europa atravessou uma crise em diferentes setores da sociedade, que ocasionou o enfraquecimento das relações econômicas e sociais que sustentavam o sistema feudal, o qual fortaleceu as monarquias nacionais.
Assinale a alternativa que apresenta as principais características desse processo:
Houve uma descentralização do poder político da figura do rei soberano, fomentando a lógica fragmentária dos feudos, e o surgimento de um novo estrato social, a nobreza feudal, a partir da crescente importância das atividades agrícolas.
Houve uma centralização do poder político na figura do rei soberano, fomentando a lógica fragmentária dos feudos, e o surgimento de um novo estrato social, a nobreza feudal, a partir da crescente importância das atividades comerciais.
Houve uma centralização do poder político na figura do rei soberano, rompendo com a lógica fragmentária dos feudos, e o surgimento de um novo estrato social, a burguesia, a partir da crescente importância que adquirem as atividades comerciais.
Houve uma descentralização do poder político da figura do rei soberano, rompendo com a lógica fragmentária dos feudos, e o surgimento de um novo estrato social, a burguesia, a partir da crescente importância das atividades agrícolas.
Houve uma centralização do poder político na figura da nobreza feudal, fomentando a lógica fragmentária dos feudos, e o surgimento de um novo estrato social, a burguesia, a partir da crescente importância das atividades comerciais.

Durante o período da transição da Idade Média para a Idade Moderna, houve expansão dos limites do mundo conhecido pelos europeus. Esse processo se explica, em parte, por uma mudança nas mentalidades, com o desenvolvimento da ideia de aventura e conquista.
Leia as afirmacoes abaixo: I) As Grandes Navegações explicam-se pelo fechamento do comércio no Mediterrâneo aos europeus a partir da tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos. II) As Cruzadas foram importantes no alargamento dos limites do mundo conhecido pelos europeus ocidentais, pois estabeleceram rotas comerciais e contatos culturais. III) A doutrina da Igreja Católica estimulava o espírito de aventura e o comércio, o que fez com que os reinos católicos fossem os mais prósperos economicamente no início da modernidade. Qual (is) está (ão) correta(s)?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.

Um dos marcos da passagem da Idade Média para a Idade Moderna é a crescente importância que as cidades adquirem a partir das transformações culturais, econômicas, políticas e sociais. Sobre esse processo, são feitas as seguintes afirmações.
Assinale V para verdadeiro e F para falso para cada uma delas: ( ) O surgimento dos burgos vincula-se ao processo de ruralização dos centros urbanos e das vilas a partir do estímulo da prática agrícola. ( ) Os moradores das cidades viviam isolados do mundo rural pelos muros, e essa ausência de contato dificultou o desenvolvimento urbano. ( ) As cidades desenvolveram-se em função das mudanças na lógica econômicas e, com as universidades, fomentaram novas formas de pensamento. ( ) O crescimento da importância cultural e econômica das cidades e as transformações daí advindas foram decisivas para o enfraquecimento das relações econômicas e sociais de vassalagem. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – F – V.
V – F – V – F.
F – V – V – F.
F – F – V – V.
V – V – F – F.

Os humanistas do Renascimento foram os primeiros a esboçar uma periodização da História, estabelecendo os períodos da Antiguidade, da “Idade Média” e da “Idade Moderna”. A ideia deles era marcar uma diferença entre o tempo em que viviam e o passado recente, em detrimento ao passado da Antiguidade clássica.
A partir de seus conhecimentos sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, assinale a alternativa que representa características da modernidade:
Desenvolvimento da coletividade, enfraquecimento das cidades, desenvolvimento do comércio e estímulo ao racionalismo.
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, desenvolvimento da agricultura e estímulo à religiosidade.
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, enfraquecimento do comércio e estímulo à religiosidade.
Desenvolvimento da coletividade, enfraquecimento das cidades, desenvolvimento da agricultura e estímulo à religiosidade.
Desenvolvimento da individualidade, fortalecimento das cidades, desenvolvimento do comércio e estímulo ao racionalismo.

Leia o texto abaixo, escrito pelo historiador Nicolau Sevcenko, sobre a “Revolução Comercial” ocorrida durante o Renascimento: “O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto Itália quanto Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso, muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial.” A chamada “Revolução Comercial” foi acompanhada por transformações no âmbito da cultura, com modificações nas visões de mundo de parte da população da Europa Ocidental.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das transformações no pensamento ocorridas nessa conjuntura:
A passagem do antropocentrismo para o iluminismo.
A passagem do teocentrismo para o antropocentrismo.
A passagem do racionalismo para o teologismo.
A passagem do individualismo para o coletivismo.
A passagem do universalismo para o iluminismo.

A sociedade do Antigo Regime se caracterizou por uma forte hierarquização social, com certos costumes, hábitos e práticas que configuraram a chamada “sociedade de corte”, analisada pelo sociólogo Norbert Elias.
Sobre esse tema, são feitas as seguintes considerações: I – Em O processo civilizatório, Elias estuda como o indivíduo interioriza certas normativas, contendo e moderando seu comportamento. II – A sociedade do Antigo Regime, embora marcada por uma forte hierarquização social, tinha uma grande mobilidade entre os estamentos. III – Na organização social do Antigo Regime, encontram-se muitos traços da estrutura social feudal. Qual (is) está (ão) correta(s)?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.

O Antigo Regime caracterizou-se, no âmbito social, por continuidades e rupturas em relação à organização social da época feudal. O texto a seguir trata dessas mudanças e permanências: A sociedade do Antigo Regime era dividida em _________ estamentos, cujo fator determinante de pertencimento era __________________. Podemos apontar como indícios de continuidade em relação à sociedade feudal ______________________, e, como evidência de ruptura, ________________________.
A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto é:
dois – o nascimento – o Estado como legitimação dos estamentos – a estrutura da sociedade
três – o nascimento – o Estado como legitimação dos estamentos – a estrutura da sociedade
três – a riqueza – a estrutura da sociedade – o Estado como legitimação dos estamentos
três – o nascimento – a estrutura da sociedade – o Estado como legitimação dos estamentos
quatro – a riqueza – a estrutura da sociedade – o Estado como legitimação dos estamentos

Durante a Idade Moderna, predominaram na Espanha e na França uma concepção de Estado absolutista centralizado, com o poder real legitimado pela Igreja Católica, o que conferia ao rei um direito divino. Quanto à economia, Espanha e França adotavam uma política econômica intervencionista e protecionista, característica do mercantilismo. No entanto, na Holanda predominava a religião calvinista e, economicamente, a atividade mercantil era mais livre, desempenhada por particulares, principalmente por companhias de comércio.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas seguintes afirmações sobre esse texto: ( ) O texto evidencia que não é possível utilizar os conceitos de “absolutismo” e “mercantilismo” para as práticas políticas e econômicas da Europa Ocidental durante a Idade Moderna. ( ) Como sugerido pelo texto, são necessários cuidados com generalizações explicativas quanto à economia e à política durante a Idade Moderna na Europa Ocidental, porque houve diferenças entre Estados e regiões. ( ) Tornam-se explícitos, com esses exemplos, que houve um processo de laicização da sociedade, o que proporcionou a formação dos Estados Modernos e o desenvolvimento da economia. ( ) Por meio da leitura do texto, deduz-se que houve uma política mercantilista em relação à Espanha e à França, mas não em relação à Holanda, em função de sua religião protestante, que condenava o lucro. A ordem correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo, é:
F – V – V – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – F.
V – F – F – V.

Durante a Idade Moderna, surgiram monarquias absolutas a partir da centralização do poder político ocorrido desde a Baixa Idade Média, e, os Estados Modernos desenvolveram práticas econômicas, chamadas mercantilistas.
Assinale a alternativa que apresenta características do mercantilismo:
Protecionismo, balança comercial favorável e livre mercado.
Liberalismo econômico, importações maiores que as exportações e livre mercado.
Protecionismo, balança comercial favorável e monopólios comerciais.
Liberalismo econômico, balança comercial favorável e monopólios comerciais.
Protecionismo, importações maiores que as exportações e livre mercado.

No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, as práticas econômicas dominantes conformaram o chamado “mercantilismo”.
A lista a seguir apresenta possíveis motivos para a realização das grandes navegações: I – Busca de novos mercados II – Busca de metais preciosos III – Busca de novas rotas para o Oriente IV – Colonialismo A alternativa que apresenta corretamente os objetivos com a realização das grandes navegações é:
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina