Buscar

As sequências de atividades de ensino/aprendizagem, ou sequências didáticas, são uma maneira de encadear e articular as diferentes atividades ao lo...

As sequências de atividades de ensino/aprendizagem, ou sequências didáticas, são uma maneira de encadear e articular as diferentes atividades ao longo de uma unidade didática. Assim, pois, poderemos analisar as diferentes formas de intervenção segundo as atividades que se realizam e, principalmente, pelo sentido que adquirem quanto a uma sequência orientada para a realização de determinados objetivos educativos. As sequências podem indicar a função que tem cada uma das atividades na construção do conhecimento ou da aprendizagem de diferentes conteúdos e, portanto, avaliar a pertinência ou não de cada uma delas, a falta de outras ou a ênfase que devemos lhes atribuir." (ZABALA, 2014)


A partir da leitura atenta do texto, marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma explicação sobre o mesmo:

Escolha uma opção:

a. Os 'buracos' e as falhas são passíveis de visualização pelos processos das sequências didáticas apenas em parte, acarretando problemas ao trabalho do professor.

b. Atividades de ensino/aprendizagem, muitas vezes, deixam o processo educacional estanque por delimitarem demais a prática pedagógica.

c. Diferentes formas de intervenção pedagógica somente se tornam possíveis a partir do momento em que as sequências didáticas são compreendidas como metodologias obsoletas.

d. O método de reflexão proporcionado pelas sequências didáticas constitui uma importante ferramenta para o professor em seu fazer pedagógico.

e. A sequências didáticas são métodos atualmente superados do trabalho da docência e do profissional da Pedagogia.

Questão 13


Ainda não respondida

Vale 0,67 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

Com base na pirâmide de William Glasser, foi possível compreender melhor como o indivíduo aprende, desde o processo de leitura até o ambiente do fazer e do ensinar. Assinale a alternativa que representa um melhor processo de aprendizagem do aluno, segundo Glasser.

Escolha uma opção:

a. Os alunos escutam um podcast enviado pelo professor.

b. Os alunos desenvolvem um projeto mão na massa sobre um protótipo a ser entregue ao professor.

c. Ver o professor apresentar um experimento em laboratório.

d.

Aula expositiva tradicional de um professor.

e.

O professor propõe a leitura de um texto e a discussão em pares sobre a visão crítica.

Questão 14

Ainda não respondida

Vale 0,66 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

O construtivismo possui uma série de princípios que apoiam a compreensão do processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Zabala (200, a concepção construtivista explica que a estrutura cognoscitiva está organizada por esquemas de conhecimentos. Como podemos definir esses esquemas de conhecimentos?



Escolha uma opção:

a.

Resumos de conteúdos disciplinares.

b. Processo pelo qual o professor apoia a aprendizagem dos alunos.

c.

Representações futuras que podemos conquistar.

d. Representações feitas em determinado momento sobre determinado objeto de conhecimento.

e. Memorização dos conteúdos escolares conforme ano/série cursada.

Questão 15


Ainda não respondida

Vale 0,67 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

O que é o espaço? Há uma tendência de entendermos como “espaço” um dado exterior, mensurável em metros, milímetros, quilômetros ou até anos-luz, em que nos movemos, mas onde dificilmente podemos interferir. Podemos até criar coisas no espaço, mas não criar e modificar o próprio espaço. [...] Daí uma consequência essencial para todos os educadores, principalmente para os gestores do espaço escolar: nós podemos criar o espaço, nós podemos mudar os espaços, nós podemos adequar os espaços aos objetivos educacionais (MEC, 2008).


Assim, podemos afirmar sobre os espaços educacionais que:

Escolha uma opção:

a. são todas as salas de aula de uma escola, pois é nelas que os alunos praticam os processos de construção do saber, por meio da interação professor-aluno.

b. são locais espaciais, físicos e concretos que permitem ao aluno experimentar a realidade tátil, construindo, assim, um saber próprio e consistente.

c. não se trata de “locais” ou “espaços” circunscritos na realidade, mas sim de novos mecanismos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Esses mecanismos podem ser a inclusão social, digital, cidadã, etc.

d. são escolas que reformaram seus espaços físicos, com nova pintura, arquitetura, salas, laboratórios e quadras de esportes.

e.

são passeios extramuros criados pelas escolas que possibilitam aos alunos lazer e ludicidade.


Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina