Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Considerando a afirmativa acima, é possível dizer que a base para a compreensão do que compõe a ética é:

a. A base para a compreensão do que é a ética está no tipo que se aplica na vida em sociedade. Isto porque cada sociedade cria a sua moral e a impõe sobre os seus membros.
b. A base para a compreensão do que é ética se encontra na identificação daquilo que podemos considerar como um valor moral.
c. Toda a base ética se encontra em seus autores que definem aquilo que pode ser visto como certo ou errado.
d. A ética é uma reflexão filosófica e sua base está nas leis criadas para a convivência e harmonização social.
e. O que compõe a moral são as leis criadas pelas autoridades de uma sociedade. São elas que instituem o que é válido ou não moralmente.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas, a base para a compreensão do que compõe a ética é: b. A base para a compreensão do que é ética se encontra na identificação daquilo que podemos considerar como um valor moral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que aponta corretamente esses benefícios:

a. Filosofia deve ser utilizada como base para reflexão moral e ética. Esse é o papel principal de suas leituras e obras, trazidas ao longo da história como referenciais de vida saudável e politizada.
b. A prática da leitura social se dá não somente pelos movimentos políticos, mas pela filosofia que cada grupo possui e se utiliza para expressar suas máximas e opiniões.
c. Com a filosofia nos tornamos mais críticos, porém mais livres, pois não será qualquer resposta que satisfará nosso desejo pelo conhecimento. A busca pela verdade se torna algo indispensável para uma vida feliz.
d. Filosofia é um saber indispensável para a vivência equilibrada e harmônica de qualquer indivíduo. Tanto é verdade que os filósofos são homens e mulheres que buscam por meio de suas investigações identificar o papel da natureza na melhora da vida humana.
e. Nenhuma filosofia pode ser considerada válida se não for compreendida pelos sujeitos como uma expressão simplificada da vivência religiosa. Por esse motivo, filosofia e religião possuem uma ligação íntima e indispensável a manutenção da vida humana.

Ao conhecermos os detalhes de sua pedagogia, é possível identificar que ela prioriza os cuidados naturais, a relação simplificada do homem com os demais animais e as coisas que estavam ao seu redor. Deste modo, assinale a afirmativa que apresenta corretamente a concepção de educação em Rousseau:

a. Rousseau não fala sobre educação. Na realidade a sua teoria está centrada na crítica à sociedade francesa. O Emílio, por exemplo, é um livro de romance e não de pedagogia.
b. É uma educação natural. Isso quer dizer que o homem teria que aprender a partir da experiência, da vivência, dos sentimentos que lhe fossem próprios. Isso a distinguiria da educação civilizada, que apenas formava o homem para uma profissão, mas não para si mesmo.
c. A pedagogia rousseauniana se aproxima dos valores naturais e os utiliza como instrumento para fundamentar a sua crítica. Utilizando dos valores da natureza, na infância e na vida adulta, o homem civil não seria mais necessário, sendo apenas o homem natural o indispensável para uma vida feliz e livre.
d. Se Rousseau fala de uma educação, então isso significa que ela não era natural, pois, se assim fosse, não haveria processo de educação, o que implica numa moralização do sujeito. Ou seja, Rousseau se utilizou da natureza como modelo, porém, sua educação teve objetivos, teve metas e desejava formar um homem para a vida em sociedade, apesar de ele ser totalmente diferente do homem civil.
e. A educação em Rousseau tem seu fundamento na emoção. Para ele, a criança educada para conviver com seus sentimentos não seria levada ao erro da opinião, tampouco aos maus costumes da vida em sociedade. Despertar as boas emoções no indivíduo era o caminho para formar um adulto feliz.

Considerando a educação positivista de Comte, leia as afirmativas abaixo e assinale com V para as Verdadeiras e com F para as falsas:
A educação positivista teria como a primeira mestra do homem a mãe, que lhe ensinaria o amor pela humanidade.
O Estado educaria o homem desde os primeiros anos de idade para amar a sua espécie, respeitar a hierarquia daqueles que lhe são mais velhos e superiores.
A educação se dividiria em três estágios principais: ascendente, estacionário e descendente.
A fase na qual toda a educação positivista se desenvolveria, seria a ascendente.
A escola receberia a criança com os ensinamentos básicos vindos de casa, sendo sua tarefa potencializar todos os preparos familiares com um conhecimento científico.
a. F, V, F, F, F
b. V, F, F, V, F
c. F, V, F, F, V
d. V, F, V, V, V
e. F, V, V, F, F

Mais conteúdos dessa disciplina