Logo Passei Direto
Buscar
O poder constituinte é a expressão da vontade popular que representa o anseio da sociedade politicamente organizada. Sobre as proposições relativas ao tema, assinale a alternativa INCORRETA: A Recepção é um processo abreviado de criação de normas jurídicas, pelo qual a nova Constituição adota as leis já existentes, se com ela compatíveis, dando-lhes validade e evitando o trabalho de se elaborar toda a legislação infraconstitucional novamente. Já a desconstitucionalização ocorre quando as normas da Constituição anterior permanecem em vigor, desde que compatíveis com a nova ordem, mas com status de lei infraconstitucional. B Há possibilidade de se apontar duas formas básicas de expressão do Poder Constituinte originário: Assembleia Nacional Constituinte e Movimento Revolucionário (outorga). C O poder constituinte originário tem como principais características ser: inicial, ilimitado e incondicionado; já o poder constituinte derivado, por sua vez, possui as seguintes características principais: subordinado, condicionado e limitado. D O poder constituinte derivado revisor consiste na possibilidade que os Estados-membros têm, em virtude de sua autonomia político-administrativa, de se auto-organizarem através de suas respectivas constituições estaduais, sempre respeitando as limitações estabelecidas pela Constituição Federal.
User badge image
wagner

há 2 anos

User badge image
wagner

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que é INCORRETA: A) A Recepção é um processo abreviado de criação de normas jurídicas, pelo qual a nova Constituição adota as leis já existentes, se com ela compatíveis, dando-lhes validade e evitando o trabalho de se elaborar toda a legislação infraconstitucional novamente. Já a desconstitucionalização ocorre quando as normas da Constituição anterior permanecem em vigor, desde que compatíveis com a nova ordem, mas com status de lei infraconstitucional. - Esta afirmação está correta. B) Há possibilidade de se apontar duas formas básicas de expressão do Poder Constituinte originário: Assembleia Nacional Constituinte e Movimento Revolucionário (outorga). - Esta afirmação está correta. C) O poder constituinte originário tem como principais características ser: inicial, ilimitado e incondicionado; já o poder constituinte derivado, por sua vez, possui as seguintes características principais: subordinado, condicionado e limitado. - Esta afirmação está correta. D) O poder constituinte derivado revisor consiste na possibilidade que os Estados-membros têm, em virtude de sua autonomia político-administrativa, de se auto-organizarem através de suas respectivas constituições estaduais, sempre respeitando as limitações estabelecidas pela Constituição Federal. - Esta afirmação é INCORRETA, pois o poder constituinte derivado revisor não se refere à auto-organização dos Estados-membros, mas sim à possibilidade de revisão da Constituição Federal, e não à criação de constituições estaduais. Portanto, a alternativa INCORRETA é a D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra A, pois a recepção não é um processo abreviado de criação de normas jurídicas, mas sim um processo de recepção das normas jurídicas já existentes que são compatíveis com a nova Constituição, dando-lhes validade e evitando o trabalho de se elaborar toda a legislação infraconstitucional novamente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Constitucionalismo designa o movimento político-social de busca da limitação do poder estatal. Esse movimento não ocorreu de forma homogênea em todos os Estados, sendo possível destacar diversos movimentos constitucionais, como o constitucionalismo inglês, o constitucionalismo norte-americano e o constitucionalismo francês, cada um com suas especificidades. Fala-se em duas grandes fases de evolução do constitucionalismo: constitucionalismo antigo e constitucionalismo moderno.
Acerca do constitucionalismo antigo, assinale a alternativa CORRETA:
A Era como uma ferramenta do poder dos governantes.
B Era um tipo de montante de princípios que não podiam estar embutidos nos costumes.
C Era definido como o conjunto de princípios escritos ou costumeiros voltados à afirmação de direitos a serem confrontados perante o monarca, bem como à simultânea limitação dos poderes.
D Garantia todos os direitos das pessoas em relação aos seus governantes.

A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais no seu Título II que estão inseridos a partir do artigo 5º até ao 17, são classificados em grupos distintos.
Sobre a classificação dos direitos fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.
( ) Apenas direito coletivo, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.
( ) Apenas direito individual, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos.
( ) Apenas direito individual, direitos sociais, sem direitos à nacionalidade, sem direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - F.

Podemos classificar os direitos e garantias fundamentais de forma legal em: Direitos e Garantias Individuais e Coletivas, Direitos Sociais, Direitos de Nacionalidade, Direitos Políticos e Direitos de Criação, Organização e Participação em Partidos Políticos. Destaca-se que não existe uma lista taxativa de direitos fundamentais, uma vez que se constituem de forma aberta e dinâmica, mudando e se alterando de tempos em tempos.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta algumas das principais características dos Direitos Fundamentais:
A Irrenunciabilidade, atitude e pragmatismo.
B Imprescritibilidade, inalienabilidade e irrenunciabilidade.
C Inalienabilidade, imparcialidade e dualidade.
D Violabilidade, efetividade e cooperação.

A República descreve uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado.
Com base nessa informação, assinale a alternativa INCORRETA:
A A função de presidente é exercida durante um período de tempo limitado, sendo que só pode exercer durante um número ilimitado de mandatos.
B A eleição de um Presidente da República é feita através do voto direto dos cidadãos ou por uma assembleia restrita.
C A República tem alguns símbolos que são: a bandeira, o hino, as armas e o selo nacional. É direito dos Estados, Distrito Federal e Municípios terem ou não seus símbolos.
D Em uma República, o poder tem origem em um grupo de cidadãos, que delega esse poder ao Chefe de Estado ou Presidente da República.

A Constituição Federal de 1988 classificou os direitos fundamentais em cinco grupos distintos: direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos direitos e deveres individuais e coletivos:
A Cabe recurso extraordinário por contrariedade ao princípio constitucional da legalidade, quando a sua verificação pressuponha rever a interpretação dada a normas infraconstitucionais pela decisão recorrida.
B Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.
C A CF autoriza a prisão em flagrante como exceção à inviolabilidade domiciliar, prescindindo de mandado judicial.
D A utilização de gravação de conversa telefônica feita por terceiro com a autorização de um dos interlocutores sem o conhecimento do outro quando há, para essa utilização, excludente da antijuridicidade.

Hoje em dia, o Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada.
Sobre a temática Estado de Direito e conceito de Estado Democrático, analise as sentenças a seguir:
I- Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático".
II- Os poderes públicos devem assegurar a todos uma igualdade material, ou seja, condições materiais mínimas necessárias a uma existência digna.
III- O poder Público deve atuar concretamente, a fim de incentivar e oferecer condições propícias à efetiva participação política dos indivíduos na condução dos negócios do Estado, fazendo valer seus direitos e controlando os atos dos órgãos públicos.
IV- O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. Nele, todos devem respeitar a lei, ou seja, ele vale para todos os tipos de pessoas.
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.

A República Federativa do Brasil tem fundamentos estabelecidos pela Constituição.
Sobre esses fundamentos, assinale a alternativa INCORRETA:
A Garantia do desenvolvimento nacional.
B Cidadania.
C Soberania do pluralismo político.
D Individualismo.

Ligados ao valor de igualdade, os direitos fundamentais de segunda dimensão são os direitos sociais, econômicos e culturais. Direitos que, para serem garantidos, necessitam, além da intervenção do Estado, que este disponha de poder pecuniário, seja para criá-las ou executá-las, uma vez que sem o aspecto monetário, os direitos de segunda dimensão não se podem cumprir efetivamente.
Sobre os direitos de segunda geração, assinale a alternativa INCORRETA:
A Os direitos individuais são os que visam proteger as liberdades públicas e impedir a ingerência abusiva do Estado na esfera da autonomia privada.
B Os direitos de segunda geração são extremamente ligados à igualdade. Sãos os direitos sociais, econômicos e culturais. Assim, são direitos de caráter coletivo.
C Sempre os direitos fundamentais de segunda geração são direitos positivos, em forma de realizações do Estado, mas também podem ser negativos, como os direitos sociais, a liberdade sindical e liberdade de greve.
D Foram os movimentos sociais do século XIX que originaram, no início do século XX, o surgimento da segunda geração de direitos fundamentais, responsável pela gradual transposição do Estado liberal, de cunho individualista, para o Estado social, centrado no amparo dos hipossuficientes e na procura da igualdade material entre os homens.

Os direitos sociais constituem as 'liberdades positivas, de observância obrigatória em um Estado Social de Direito, tendo por objetivo a melhoria das condições de vida aos hipossuficientes, visando à concretização da igualdade material ou substancial'.
Com base nessa temática, analise as sentenças a seguir:
I- Os direitos sociais são considerados regras de ordem pública, e podem ser caracterizados por serem cogentes e invioláveis pelos polos da relação de emprego.
II- A nacionalidade pode ser entendida como a característica do indivíduo que faz parte de uma nação reunida de forma política. Pode ser entendida, ainda, como uma circunstância legal que a sociedade/Estado confere aos cidadãos que se encontram sob seu comando.
III- Os direitos políticos não podem ser elencados como um grupo de normas contidas na Constituição Federal.
IV- Os direitos políticos cuidam das regras que disciplinam as formas de atuação da soberania popular, permitindo ao indivíduo o exercício concreto da liberdade de participação nos negócios políticos do Estado, conferindo os atributos da cidadania.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina