Buscar

Analise as seguintes assertivas, acerca processo penal: I. Acerca do princípio da inocência, o réu tem o dever de provar sua inocência , mas cabe, ...

Analise as seguintes assertivas, acerca processo penal:

I. Acerca do princípio da inocência, o réu tem o dever de provar sua inocência , mas cabe, também, ao acusador apresentar indícios de autoria e materialidade.

II. No processo penal, vige o sistema do livre convencimento motivado do magistrado, exceto nas decisões dos jurados no tribunal do júri, que é regido pelo sistema da íntima convicção.

III. Pelo princípio da iniciativa das partes, cabe à parte provocar a prestação jurisdicional, sendo vedado ao juiz agir de ofício, especialmente quanto a questões probatórias.

IV. Não impera no processo penal o princípio da verdade real, mas o da verdade formal, em que, se o réu não se defender, não se presumem verdadeiros os fatos alegados pelo autor.

V. A lei processual penal não admite aplicação analógica.

 

São corretas as assertivas:

 

I, III e IV.

I, II e III.

II, III e IV. 

II , III e V.

I, III, e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada assertiva: I. Acerca do princípio da inocência, o réu tem o dever de provar sua inocência, mas cabe, também, ao acusador apresentar indícios de autoria e materialidade. - Essa assertiva está correta. No princípio da inocência, o ônus da prova cabe à acusação, porém, o réu também pode apresentar provas de sua inocência. II. No processo penal, vige o sistema do livre convencimento motivado do magistrado, exceto nas decisões dos jurados no tribunal do júri, que é regido pelo sistema da íntima convicção. - Essa assertiva está correta. No processo penal, o juiz tem o livre convencimento motivado, exceto nos julgamentos pelo tribunal do júri, onde se aplica o sistema da íntima convicção. III. Pelo princípio da iniciativa das partes, cabe à parte provocar a prestação jurisdicional, sendo vedado ao juiz agir de ofício, especialmente quanto a questões probatórias. - Essa assertiva está correta. No princípio da iniciativa das partes, cabe a elas provocar a atuação do juiz, sendo vedado a este agir de ofício em questões probatórias. IV. Não impera no processo penal o princípio da verdade real, mas o da verdade formal, em que, se o réu não se defender, não se presumem verdadeiros os fatos alegados pelo autor. - Essa assertiva está correta. No processo penal, aplica-se o princípio da verdade formal, onde a ausência de defesa do réu não implica na presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. V. A lei processual penal não admite aplicação analógica. - Essa assertiva está incorreta. A lei processual penal admite sim a aplicação analógica, quando não houver norma específica para determinada situação. Portanto, as assertivas corretas são: I, II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais