Buscar

Preconceito linguístico no Brasil No Brasil, o preconceito linguístico é muito perceptível em dois âmbitos: no regional e no socioeconômico. No pri...

Preconceito linguístico no Brasil

No Brasil, o preconceito linguístico é muito perceptível em dois âmbitos: no regional e no socioeconômico. No primeiro caso, é comum que os agentes estejam nos grandes centros populacionais, os quais monopolizam cultura, mídia e economia, como Sudeste e Sul. As vítimas, por sua vez, normalmente, estão nas regiões consideradas pelos algozes como mais pobres ou atrasadas culturalmente (como Nordeste, Norte e Centro-Oeste). Rótulos como o de “nordestino analfabeto” ou de “goiano caipira”, infelizmente, ainda estão presentes no pensamento e no discurso de muitos brasileiros. No segundo caso, o preconceito linguístico dirige-se da elite econômica para as classes mais pobres. Muitos indivíduos, inclusive, usam a língua como ferramenta de dominação, visto que o desconhecimento da norma-padrão, de acordo com essas pessoas, representaria um baixo nível de qualificação profissional. Por essa razão, muitas pessoas permanecem nos subempregos e com péssima remuneração. Resumindo, o preconceito linguístico é um dos pilares de manutenção da divisão de classes no Brasil. A participação de escola, família e mídia na propagação do princípio da adequação linguística é fundamental para o fim do preconceito linguístico.

Fonte: BERALDO, J. Preconceito linguístico. Brasil Escola, [s.d.]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/portugues/preconceito-linguistico.htm. 

 

Após refletir sobre o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O preconceito linguístico possui vínculo com os âmbitos regional e socioeconômico e, desse modo, tais segmentos acabam por representar os campos de maior incidência dessa prática repugnante.

PORQUE

II. Rótulos pejorativos costumam ser, majoritariamente, aplicados por segmentos das elites econômica e intelectual contra pessoas pobres e menos escolarizadas e configuram uma tentativa das primeiras para sobrepujar as segundas. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais