Buscar

Idosa, 61 anos, chega ao pronto atendimento com queixa de desconforto, sensação de peso, edema e dor em membro superior esquerdo e que os sinais e ...

Idosa, 61 anos, chega ao pronto atendimento com queixa de desconforto, sensação de peso, edema e dor em membro superior esquerdo e que os sinais e sintomas pioram progressivamente, afetando sua qualidade de vida e de seus familiares. Durante a anamnese é identificado uma recente cirurgia de mastectomia total da mama esquerda e esvaziamento axilar, com retirada de linfonodos. Sobre o linfedema relatado anteriormente, assinale a alternativa correta.

(alternativa A) (CORRETA) A obstrução ou remoção de vasos e linfonodos axilares prejudica a drenagem de líquidos da região extracelular, leva à insuficiência do sistema linfático e acúmulo de líquido na região afetada, resultando em edema.
(alternativa B) A obstrucã̧o dos vasos linfáticos axilares ocasionado pelo acúmulo de placa de gordura, prejudica a drenagem da área e leva ao acúmulo de líquido, resultando em edema de membro superior.
(alternativa C) A obstrução ou remoção de vasos e linfonodos axilares dificulta a drenagem de líquidos da região extracelular, leva à insuficiência arterial devido ao acúmulo de sangue na região, resultando em edema.
(alternativa D) A obstrucã̧o dos vasos linfáticos axilares ocasionado por parasitos prejudica a drenagem de líquidos da região extracelular, levando ao acúmulo de líquido em meio intersticial, resultando em edema de membro superior.

Essa pergunta também está no material:

SOI - N1 Especifica-1
20 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta é: (A) A obstrução ou remoção de vasos e linfonodos axilares prejudica a drenagem de líquidos da região extracelular, leva à insuficiência do sistema linfático e acúmulo de líquido na região afetada, resultando em edema.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais