Buscar

Uma substância radioativa é uma substância que está em processo de decaimento radioativo. Onde Q = Q0 . e-rt , em que Q é a massa da substância. “?”

Uma substância radioativa é uma substância que está em processo de decaimento radioativo. Onde Q = Q0 . e-rt , em que Q é a massa da substância, Q0 é a massa inicial da substância, r é a taxa e t é o tempo em anos. Determine:

a) O tempo necessário aproximado para que 1200g de certa substância radioativa, que se desintegra a taxa de 3% ao ano, se reduza a 400g. b) O tempo necessário aproximado para que 1200g de certa substância radioativa, que se desintegra a taxa de 3% ao ano, se reduza em 400g. Obs.: a) e b) do problema C não são iguais.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver a questão, precisamos usar a fórmula Q = Q0 . e^(-rt), onde Q é a massa da substância, Q0 é a massa inicial da substância, r é a taxa e t é o tempo em anos. a) Para determinar o tempo necessário para que 1200g de uma substância radioativa, que se desintegra a uma taxa de 3% ao ano, se reduza a 400g, podemos usar a fórmula Q = Q0 . e^(-rt). Substituindo os valores conhecidos, temos: 400 = 1200 . e^(-0,03t) Para resolver essa equação, precisamos isolar o termo t. Após calcular, encontramos que t é aproximadamente 7 anos. b) Para determinar o tempo necessário para que 1200g de uma substância radioativa, que se desintegra a uma taxa de 3% ao ano, se reduza em 400g, podemos usar a mesma fórmula Q = Q0 . e^(-rt). Substituindo os valores conhecidos, temos: 800 = 1200 . e^(-0,03t) Resolvendo essa equação, encontramos que t é aproximadamente 14 anos. Portanto, o tempo necessário para que a substância se reduza a 400g é de aproximadamente 7 anos, e o tempo necessário para que a substância se reduza em 400g é de aproximadamente 14 anos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais