Buscar

A História da Matemática, mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode oferecer u...

A História da Matemática, mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Ao revelar a Matemática como uma criação humana, ao mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente, o professor tem a possibilidade de desenvolver atitudes e valores mais favoráveis do aluno diante do conhecimento matemático. Além disso, conceitos abordados em conexão com sua história constituem-se veículos de informação cultural, sociológica e antropológica de grande valor formativo. A História da Matemática é, nesse sentido, um instrumento de resgate da própria identidade cultural. Em muitas situações, o recurso à História da Matemática pode esclarecer ideias matemáticas que estão sendo construídas pelo aluno, especialmente para dar respostas a alguns “porquês” e, desse modo, contribuir para a constituição de um olhar mais crítico sobre os objetos de conhecimento

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 88p.

 

A matemática é uma criação humana pautada na necessidade de solucionar problemas reais que foram surgindo ao longo do tempo. O sistema de numeração é um exemplo disso, pois sua criação não aconteceu de forma padronizada e simultanea em todo planeta mas de acordo com a necessidade de contar e a cultura de cada povo.

 

Portanto, em relação aos sistemas de numeração e formas de contagem que deram origem ao atual sistema de numeração decimal que usamos é correto afirmar que

Escolha uma opção:

a.

Nos registros numéricos hindus os símbolos eram independentes, ou seja, não remetiam visualmente os números correspondentes. Esse sistema utilizava apenas os 9 números (escritos por extenso) respeitando a ordem de sua sequência. Os árabes observaram as vantagens do sistema hindu e passando a adotá-lo e difundi-lo.

b.

O sistema de numeração romano, usava os algarismos de 0 a 9, sua contribuição foi tão relevante que esses símbolos são usados até hoje para identificar papas, numerar capítulos de livros, alguns relógios, etc.

c.

Os babilônios utilizavam um sistema de numeração baseado em agrupamentos pedras, gravetos, estrelas e outros corpos celestes. O Uso desse tipo de agrupamento favoreceu a astronomia mas o uso de muitas palavras e símbolos dificultava os cálculos.

d.

O sistema de numeração egípcios associava os números as formas geométricas planas, principalmente as triangulares. Utilizavam a representação de números até nove pela repetição de traços verticais e para o dez e suas potências símbolos.

e.

Os primeiros registros de contagem relatam que os homens já utilizavam o registro numérico para para associar quantidade ou fazer contagem de ovelhas, por exemplo, ou para recuperar animais perdidos.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina