Buscar

48. (VUNESP 2015) A respeito dos remédios constitucionais previstos na Carta Magna brasileira, é correto afirmar que a) o mandado de segurança pod...

48. (VUNESP 2015) A respeito dos remédios constitucionais previstos na Carta Magna brasileira, é correto afirmar que
a) o mandado de segurança pode ser preventivo e repressivo e não se sujeita a prazo prescricional ou decadencial.
b) o habeas data se destina à obtenção de certidões ou informações de interesse particular, coletivo ou geral.
c) a ação popular não pode ser ajuizada pelo Ministério Público, pessoas jurídicas e menores de dezesseis anos de idade.
d) o habeas corpus, como garantia do direito de locomoção, é gratuito e não dispensa a sua impetração por meio de advogado.
e) o mandado de injunção pode ser ajuizado em face de pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Direito Constitucional
20 pág.

Atividades Complementares

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) O mandado de segurança pode ser preventivo e repressivo e não se sujeita a prazo prescricional ou decadencial. - Errado. O mandado de segurança não pode ser preventivo, apenas repressivo, e está sujeito a prazo prescricional ou decadencial. b) O habeas data se destina à obtenção de certidões ou informações de interesse particular, coletivo ou geral. - Correto. O habeas data se destina à obtenção de certidões ou informações de interesse particular, coletivo ou geral. c) A ação popular não pode ser ajuizada pelo Ministério Público, pessoas jurídicas e menores de dezesseis anos de idade. - Errado. A ação popular pode ser ajuizada pelo Ministério Público, pessoas jurídicas e qualquer cidadão, independentemente da idade. d) O habeas corpus, como garantia do direito de locomoção, é gratuito e não dispensa a sua impetração por meio de advogado. - Correto. O habeas corpus é gratuito e não exige a impetração por meio de advogado. e) O mandado de injunção pode ser ajuizado em face de pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado. - Errado. O mandado de injunção só pode ser ajuizado em face de pessoas jurídicas de direito público. Portanto, a alternativa correta é a letra b) O habeas data se destina à obtenção de certidões ou informações de interesse particular, coletivo ou geral.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais