Buscar

Sabe-se que os direitos fundamentais surgiram como normas para restringir o Estado, exigindo um comportamento omissivo (abstenção) em favor da libe...

Sabe-se que os direitos fundamentais surgiram como normas para restringir o Estado, exigindo um comportamento omissivo (abstenção) em favor da liberdade do cidadão brasileiro, ampliando o domínio da autonomia individual diante da ação estatal. Ainda, podem ser entendidos por direitos basilares de cunho individual, social e político, previstos na Constituição. Acerca da distinção entre direitos humanos e direitos fundamentais, analise as sentenças a seguir:
I- A expressão "direitos humanos" é reservada para aquelas reivindicações de perene respeito a certas posições essenciais ao homem. São direitos postulados em bases jusnaturalistas, possuem índole filosófica e não têm como característica básica a positivação em uma ordem jurídica particular.
II- A expressão é empregada, também, para assinalar aspirações em relação à pessoa humana, pregadas em apontamentos de direito internacional.
III- A expressão "direitos fundamentais" é utilizada para designar os direitos relacionados aos cidadãos, inscritos em textos normativos de cada Estado.
IV- A expressão "direitos humanos" ainda é utilizada para designar direitos pertencentes ao homem, universalmente considerado, sem referência a um determinado ordenamento jurídico ou limitação geográfica.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Aspectos do Direito Constitucional prova 3
5 pág.

Direito Constitucional II UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças fornecidas, a alternativa correta é: b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais