Sabe-se que os direitos fundamentais surgiram como normas para restringir o Estado, exigindo um comportamento omissivo (abstenção) em favor da liberdade do cidadão brasileiro, ampliando o domínio da autonomia individual diante da ação estatal. Ainda, podem ser entendidos por direitos basilares de cunho individual, social e político, previstos na Constituição. Acerca da distinção entre direitos humanos e direitos fundamentais, analise as sentenças a seguir: I- A expressão "direitos humanos" é reservada para aquelas reivindicações de perene respeito a certas posições essenciais ao homem. São direitos postulados em bases jusnaturalistas, possuem índole filosófica e não têm como característica básica a positivação em uma ordem jurídica particular. II- A expressão é empregada, também, para assinalar aspirações em relação à pessoa humana, pregadas em apontamentos de direito internacional. III- A expressão "direitos fundamentais" é utilizada para designar os direitos relacionados aos cidadãos, inscritos em textos normativos de cada Estado. IV- A expressão "direitos humanos" ainda é utilizada para designar direitos pertencentes ao homem, universalmente considerado, sem referência a um determinado ordenamento jurídico ou limitação geográfica. Assinale a alternativa CORRETA: a) Somente a sentença III está correta. b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas. c) Somente a sentença II está correta. d) Somente a sentença I está correta.
O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático". Acerca desta temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando assegurar a todos uma igualdade formal. ( ) O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e o respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. ( ) No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais. ( ) Os valores constitucionais são providos diretamente da dignidade humana, tais como o direito à vida, à intimidade, à honra e à imagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V. b) F - V - F - V. c) V - F - V - F. d) F - V - V - V.
A nulidade advém de ato nulo, ou seja, ato que se encontra eivado de vício. A nulabilidade advém de ato anulável, ou seja, de ato que pode ser arrumado. Anulabilidade é o reconhecimento posterior à invalidação da norma. O reconhecimento da inconstitucionalidade de uma norma é uma decisão declaratória. Acerca dessa temática, assinale a alternativa INCORRETA: a) A nulidade advém de ato nulo, ou seja, ato que se encontra eivado de vício. b) A nulabilidade advém de ato anulável, ou seja, de ato que pode ser arrumado. c) Anulabilidade é o reconhecimento posterior à invalidação da norma. d) O reconhecimento da inconstitucionalidade de uma norma é uma decisão declaratória.
No artigo 1º da Constituição temos a consagração dos princípios materiais estruturantes que constituem diretrizes fundamentais para toda a ordem constitucional. Sobre as características determinadas no artigo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Trata-se de uma federação (forma de Estado). ( ) Trata-se de uma república (forma de governo). ( ) Adota o regime político socialista. ( ) Constitui a limitação do poder e a restrição das garantias de direitos fundamentais aos particulares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V. b) V - V - F - F. c) F - V - F - V. d) V - F - V - F.
O Direito Constitucional tem por objeto o estudo das normas fundamentais de organização do Estado. Trata dos seguintes temas: estrutura de seus órgãos, poderes e funções, forma de governo, sistema de governo, direitos fundamentais, entre outros. Sobre o Direito Constitucional, analise as sentenças a seguir: I- O Direito Constitucional é um ramo do Direito Público. II- O Direito Constitucional é um ramo do Direito Privado. III- O Direito Constitucional é um ramo do Direito Internacional Público. IV- O Direito Constitucional é um ramo do Direito Administrativo. Assinale a alternativa CORRETA: a) Somente a sentença I está correta. b) Somente a sentença II está correta. c) Somente a sentença III está correta. d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Direito constitucional positivo (particular ou especial): tem por objeto a interpretação, sistematização e crítica das normas constitucionais vigentes em um determinado Estado. ( ) Direito Constitucional comparado: compreende a sistematização e classificação de conceitos, princípios e instituições de diversos ordenamentos jurídicos. Por meio da disciplina, procura-se estabelecer uma teoria geral do direito constitucional. ( ) Direito Constitucional Geral: o estudo teórico é feito com o intuito de destacar singularidades e contrastes entre as diversas ordens jurídico-constitucionais; ( ) Direito Constitucional Comparado: tem por finalidade o estudo comparativo e crítico das normas constitucionais positivas, vigentes ou não, de diversos Estados. A F - F - V - V. B V - V - F - F. C F - V - F - V. D V - F - F - V.
As Constituições, em relação à extensão e finalidade, podem ser classificadas em analíticas (dirigentes) e sintéticas (negativas, garantias). Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
A Foi rejeitada a constituição analítica, que é a constituição negativa, porque é construtora apenas de liberdade-negativa ou liberdade-impedimento, oposta à autoridade, modelo de constituição que, às vezes, se chama de constituição garantia. B A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é escrita, dogmática, promulgada e rígida, porque tem cláusulas que são consideradas imexíveis. C As constituições analíticas examinam e regulamentam todos os assuntos relevantes à formação, destinação e funcionamento do Estado (por exemplo: Constituição brasileira de 1936). D As constituições sintéticas contam somente os princípios e as normas gerais de regência do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulação de direitos e garantias fundamentais (por exemplo: Constituição norte-americana).