Logo Passei Direto
Buscar

O período conhecido como o das “Grandes Navegações”, entre os séculos XVI e XVI, foi marcado por descobertas de novas rotas marítimas e de novas terras além das conhecidas pelos europeus. Portugal se tornou uma das principais potências marítimas desse período, tendo financiado importantes expedições, como a de Vasco da Gama (1492) e a de Pedro Álvares Cabral (1500).

Acerca das razões que levaram ao pioneirismo português na expansão marítima, marque a alternativa verdadeira.


  • O envolvimento em guerras coloniais na África.
  • A localização geográfica no centro do Mar Mediterrâneo, próximo ao Canal de Suez.
  • A monarquia centralizada e o domínio pioneiro de novas técnicas de navegação.
  • A aliança comercial com os ingleses para a exportação de manufaturas.
  • A aliança com os espanhóis e com os franceses para o controle das rotas marítimas para a Ásia.


User badge image
Adilio Dias

há 2 anos

User badge image
Adilio Dias

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A alternativa verdadeira sobre as razões que levaram ao pioneirismo português na expansão marítima é: "A monarquia centralizada e o domínio pioneiro de novas técnicas de navegação." Isso se deve ao fato de que Portugal, sob a liderança de príncipes como Henrique, o Navegador, investiu em inovações náuticas e na formação de uma frota capaz de explorar novas rotas marítimas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A monarquia centralizada e o domínio pioneiro de novas técnicas de navegação." Isso porque a monarquia centralizada em Portugal permitiu o financiamento e o apoio às expedições marítimas, enquanto o domínio pioneiro de novas técnicas de navegação, como a caravela, contribuiu para o sucesso das viagens e descobertas durante as Grandes Navegações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos (ASSIS, M. Gazeta de Notícias, n. 114, 24 abr. 1892.). No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa
redenção cristã e cultura cívica.
veneração aos santos e radicalismo militar.
redenção cristã e cultura cívica.
tradição messiânica e tendência regionalista.
apologia aos protestantes e culto ufanista.
representação eclesiástica e dogmatismo ideológico.
X redenção cristã e cultura cívica.

O tema da violência tem sido uma constante nas discussões sobre o Brasil em oposição a um senso comum de que se trata de um povo pacífico, alegre e feliz, “abençoado por Deus”. A violência assume diferentes formas na vida cotidiana: física, doméstica, moral. São manifestações dessas formas, respectivamente:

A) ação de policiais, milícias e traficantes em comunidades de periferias; assassinato de mulheres; assédio no trabalho e nos transportes.
B) furto de carros; conflitos entre gangues; desavença entre vizinhos.
C) pátrio poder; estelionato; perseguição a religiões de matriz africana por fundamentalistas.
D) abuso sexual a menores; acidentes de trânsito com eventuais mortes; impunidade a crimes de corrupção.
E) desrespeito a determinações constitucionais; uso de algemas na prisão de acusados de crimes do colarinho branco; assassinato de homossexuais.

Sobre as principais forças políticas do período regencial, assinale a afirmativa que destaca as principais características do Partido Conservador.

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO

  • A república liberal e o livre-comércio.
  • A defesa da monarquia constitucional, do federalismo e do voto universal.
  • A descentralização administrativa e o fortalecimento do parlamento.
  • A abolição da escravatura e a educação gratuita.
  • A centralização política e o pragmatismo.


De acordo com Florestan Fernandes (1965), o ideal de miscigenação fora difundido como mecanismo de absorção do mestiço não para a ascensão social do negro, mas para a hegemonia da classe dominante. O mito da democracia racial assentou-se sobre dois fundamentos: 1) O mito do bom senhor; 2) O mito do escravo submisso. Analise as afirmacoes:
I - A crença no bom senhor exalta a vulgaridade das elites modernas, como diria Contardo Calligaris, e juntamente com uma espécie de pseudocordialidade, seria responsável pela manutenção e o aprofundamento das diferenças sociais.
II - O mito do escravo submisso fez com que a sociedade de um modo geral não encarasse de frente a violência da escravidão, fez com que os ouvidos se ensurdecessem aos clamores do movimento negro, por direitos e por justiça.
III - As proposições legislativas sobre a inclusão de negros vão desde o projeto de lei que reserva aos negros um percentual fixo de cargos da administração pública, aos que instituem cotas para negros nas universidades públicas e nos meios de comunicação.
Assinale a alternativa correta:

I - A crença no bom senhor exalta a vulgaridade das elites modernas, como diria Contardo Calligaris, e juntamente com uma espécie de pseudocordialidade, seria responsável pela manutenção e o aprofundamento das diferenças sociais.
II - O mito do escravo submisso fez com que a sociedade de um modo geral não encarasse de frente a violência da escravidão, fez com que os ouvidos se ensurdecessem aos clamores do movimento negro, por direitos e por justiça.
III - As proposições legislativas sobre a inclusão de negros vão desde o projeto de lei que reserva aos negros um percentual fixo de cargos da administração pública, aos que instituem cotas para negros nas universidades públicas e nos meios de comunicação.
As afirmações I e II são falsas.
Todas as afirmações são verdadeiras.
Todas as afirmações são falsas.
Apenas a afirmação II é verdadeira.
As afirmações I e III são verdadeiras.

Se o conceito de violência estrutural inclui a ideia de que se trata de uma “violência gerada por estruturas organizadas e institucionalizadas, naturalizada e oculta em estruturas sociais”, então é correto concluir que
X o senso comum nem sempre considera ou compreende a violência estrutural como expressão de violência.
a desorganização social enfraquece as instituições e contribui para que a violência estrutural revele os verdadeiros interesses que a geram.
a violência estrutural deve ser combatida por instituições policiais e judicias bem organizadas e estruturadas.
a origem da violência estrutural encontra-se na natureza humana, onde a violência se oculta em sua estrutura mais profunda.
a violência se torna estrutural na medida em que é praticada de forma escondida pelo crime organizado contra as instituições sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina