Ed 
há 6 meses
Vamos analisar as opções uma a uma: 1. A instalação da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro representou um passo atrás no processo de autonomia da Colônia. - Na verdade, a instalação da Corte no Brasil foi um passo importante para a autonomia, pois trouxe a administração e a cultura europeia para a colônia. 2. A revogação do ato que proibiu a instalação de indústrias no Brasil e a abertura dos portos simbolizaram o fim do monopólio metropolitano. - Esta afirmação é verdadeira, pois a abertura dos portos e a revogação das proibições de indústrias permitiram um maior desenvolvimento econômico e a autonomia comercial. 3. D. João VI elevou, de imediato, o status da Colônia, que passou a ser parte integrante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. - Isso é correto, pois a elevação do status da colônia foi um marco importante na história do Brasil. 4. O retorno de D. João VI a Lisboa teve o objetivo de fortalecer politicamente o movimento liberal em Portugal. - O retorno de D. João VI foi mais relacionado à situação política em Portugal do que a um fortalecimento do movimento liberal. 5. Entre as grandes transformações ocorridas na Colônia, destaca-se o incremento do comércio com os Estados Unidos da América, principal nação industrial do século XIX. - Embora o comércio tenha aumentado, a principal transformação foi mais voltada para a relação com a metrópole e a abertura de novos mercados. A opção mais correta e que reflete as implicações da transferência da Corte é: A revogação do ato que proibiu a instalação de indústrias no Brasil e a abertura dos portos simbolizaram o fim do monopólio metropolitano.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed 
ano passado
A transferência da Família Real portuguesa para o Brasil em 1808 teve grandes implicações para a América Portuguesa. Analisando as opções apresentadas, podemos verificar que: a) A instalação da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro representou um passo atrás no processo de autonomia da Colônia. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil representou um fortalecimento da posição da Colônia, que passou a ter maior autonomia em relação a Portugal. b) A revogação do ato que proibiu a instalação de indústrias no Brasil e a abertura dos portos simbolizaram o fim do monopólio metropolitano. - Essa afirmação é verdadeira, pois a abertura dos portos brasileiros às nações amigas e a revogação do monopólio comercial português foram medidas importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil. c) D. João VI elevou, de imediato, o status da Colônia, que passou a ser parte integrante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. - Essa afirmação é verdadeira, pois com a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, a Colônia passou a ter um status mais elevado, tornando-se parte integrante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. d) O retorno de D. João VI a Lisboa teve o objetivo de fortalecer politicamente o movimento liberal em Portugal. - Essa afirmação não é verdadeira, pois o retorno de D. João VI a Lisboa ocorreu em 1821, após a Revolução do Porto, que exigiu a volta do rei a Portugal para garantir a continuidade do regime monárquico. e) Entre as grandes transformações ocorridas na Colônia, destaca-se o incremento do comércio com os Estados Unidos da América, principal nação industrial do século XIX. - Essa afirmação não é verdadeira, pois o principal parceiro comercial do Brasil na época era a Inglaterra. Portanto, a alternativa correta é a letra b) A revogação do ato que proibiu a instalação de indústrias no Brasil e a abertura dos portos simbolizaram o fim do monopólio metropolitano.
Mais perguntas desse material
Sobre as principais forças políticas do período regencial, assinale a afirmativa que destaca as principais características do Partido Conservador.
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO