Logo Passei Direto
Buscar
Sobre poder e divisão de poderes, assinale a alternativa incorreta. (A) O artigo 2º da Constituição Brasileira de 1988 enuncia que são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. (B) A separação de poderes não é considerada um princípio fundamental do direito constitucional. (C) A denominação “divisão dos poderes”, por mais que majoritariamente aceita, demonstra-se equivocada, devido à composição de uma ideia de fragmentação do poder do Estado. Como é notório, este é uno, indivisível. (D) O professor J. J. Gomes Canotilho denomina tal princípio como sendo a “separação de poderes”. Tal denominação nos parece mais adequada, devido à não tradução da ideia de quebra do poder indivisível e uno do Estado. (E) A harmonia está relacionada com diversos fatores, dentre os quais destacamos três: deve existir cortesia e respeito no tratamento mútuo dos órgãos, a separação entre as funções não deve ser total, absoluta, e é necessário que haja um sistema de “freios e contrapesos”, para estabelecer o equilíbrio (harmonia) entre o exercício do poder por cada órgão.

(A) O artigo 2º da Constituição Brasileira de 1988 enuncia que são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
(B) A separação de poderes não é considerada um princípio fundamental do direito constitucional.
(C) A denominação “divisão dos poderes”, por mais que majoritariamente aceita, demonstra-se equivocada, devido à composição de uma ideia de fragmentação do poder do Estado. Como é notório, este é uno, indivisível.
(D) O professor J. J. Gomes Canotilho denomina tal princípio como sendo a “separação de poderes”. Tal denominação nos parece mais adequada, devido à não tradução da ideia de quebra do poder indivisível e uno do Estado.
(E) A harmonia está relacionada com diversos fatores, dentre os quais destacamos três: deve existir cortesia e respeito no tratamento mútuo dos órgãos, a separação entre as funções não deve ser total, absoluta, e é necessário que haja um sistema de “freios e contrapesos”, para estabelecer o equilíbrio (harmonia) entre o exercício do poder por cada órgão.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: (A) O artigo 2º da Constituição Brasileira de 1988 enuncia que são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - Esta afirmação está correta, pois reflete o que está disposto na Constituição. (B) A separação de poderes não é considerada um princípio fundamental do direito constitucional. - Esta afirmação é incorreta, pois a separação de poderes é, sim, um princípio fundamental do direito constitucional. (C) A denominação “divisão dos poderes”, por mais que majoritariamente aceita, demonstra-se equivocada, devido à composição de uma ideia de fragmentação do poder do Estado. Como é notório, este é uno, indivisível. - Esta afirmação é uma interpretação que pode ser discutida, mas não é necessariamente incorreta. (D) O professor J. J. Gomes Canotilho denomina tal princípio como sendo a “separação de poderes”. Tal denominação nos parece mais adequada, devido à não tradução da ideia de quebra do poder indivisível e uno do Estado. - Esta afirmação é correta e reflete a visão de Canotilho. (E) A harmonia está relacionada com diversos fatores, dentre os quais destacamos três: deve existir cortesia e respeito no tratamento mútuo dos órgãos, a separação entre as funções não deve ser total, absoluta, e é necessário que haja um sistema de “freios e contrapesos”, para estabelecer o equilíbrio (harmonia) entre o exercício do poder por cada órgão. - Esta afirmação também está correta. Portanto, a alternativa incorreta é a (B) "A separação de poderes não é considerada um princípio fundamental do direito constitucional."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra (B) "A separação de poderes não é considerada um princípio fundamental do direito constitucional." Esta afirmação está incorreta, pois a separação de poderes é sim considerada um princípio fundamental do direito constitucional, sendo essencial para a organização e equilíbrio do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Políticas públicas abrangem uma gama de decisões e ações tomadas pelo governo com o objetivo de abordar questões sociais. Entender suas características e influências é fundamental para a análise política. Considerando o conceito de políticas públicas sob diferentes aspectos, identifique a afirmativa que está incorreta.
A) Políticas públicas são influenciadas por diversos fatores, incluindo dinâmicas políticas, sociais, econômicas e culturais.
B) O processo de formulação de políticas públicas engloba decisões, implementações e avaliações governamentais.
C) Políticas públicas são restritas às decisões e ações realizadas por órgãos governamentais, sem participação de grupos externos ao governo.
D) As políticas públicas são representadas por leis, decretos, regulamentos e ações que governos adotam para solucionar questões públicas.
E) Políticas públicas são definidas através de um processo contínuo que visa solucionar

O ciclo de políticas públicas é um modelo que descreve as fases pelas quais passam as políticas desde a sua concepção até a implementação. No contexto do ciclo de políticas públicas, a fase em que se realiza a seleção entre diferentes opções políticas propostas, tendo como objetivo otimizar a resposta às necessidades da população, é chamada de

(A) implementação.
(B) avaliação.
(C) definição da agenda.
(D) formulação de alternativas.
(E) tomada de decisão.

No dia 14 de março de 2024, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil em dois episódios: a ação da Polícia Militar de São Paulo, que ficou conhecida como Operação Castelinho, em 2002, e a morte de Antonio Tavares Pereira, membro do Movimento Sem Terra (MST), em Campo Largo, no Paraná, em 2000. A respeito da atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos em casos relacionados com o Brasil, podemos considerar que (A) “Operação Castelinho” foi o primeiro caso de condenação do Brasil por violência de Estado. (B) o caso “Tavares Pereira” foi o primeiro envolvendo indivíduos membros do Movimento Sem Terra. (C) os casos mencionados no texto são os únicos pendentes de resolução perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos envolvendo o Brasil diretamente. (D) as sentenças proferidas nos casos mencionados no texto não admitem recurso. (E) o Brasil ainda pode contestar as sentenças recentes mencionadas no texto.

(A) “Operação Castelinho” foi o primeiro caso de condenação do Brasil por violência de Estado.
(B) o caso “Tavares Pereira” foi o primeiro envolvendo indivíduos membros do Movimento Sem Terra.
(C) os casos mencionados no texto são os únicos pendentes de resolução perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos envolvendo o Brasil diretamente.
(D) as sentenças proferidas nos casos mencionados no texto não admitem recurso.
(E) o Brasil ainda pode contestar as sentenças recentes mencionadas no texto.

A servidora J presenciou o servidor W em prática de conduta contrária ao interesse público. Na perspectiva dos princípios básicos constitucionais, alinhados às disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, J deverá (A) em função de seu espírito de solidariedade, ser complacente em relação ao ocorrido. (B) comunicar, quando possível, a seus superiores a ocorrência do fato, adotando postura flexível à negociação quanto às providências cabíveis. (C) comunicar imediatamente a seus superiores a ocorrência do fato, adotando postura flexível à negociação quanto às providências cabíveis. (D) comunicar, quando possível, a seus superiores a ocorrência do fato, exigindo as providências cabíveis. (E) comunicar imediatamente a seus superiores a ocorrência do fato, exigindo as providências cabíveis.

(A) em função de seu espírito de solidariedade, ser complacente em relação ao ocorrido.
(B) comunicar, quando possível, a seus superiores a ocorrência do fato, adotando postura flexível à negociação quanto às providências cabíveis.
(C) comunicar imediatamente a seus superiores a ocorrência do fato, adotando postura flexível à negociação quanto às providências cabíveis.
(D) comunicar, quando possível, a seus superiores a ocorrência do fato, exigindo as providências cabíveis.
(E) comunicar imediatamente a seus superiores a ocorrência do fato, exigindo as providências cabíveis.

Sobre o tema governo eletrônico e o seu impacto na administração pública, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I) A administração pública chega a este novo milênio com a tarefa de se ajustar a um mundo em constante mudança, no qual se exige dos governantes maior eficiência estatal aliada a um rol crescente de serviços públicos, com maior qualidade, controle social e garantia dos direitos individuais. II) O Estado, por intermédio do governo eletrônico, é o principal instrumento de que os cidadãos dispõem atualmente para enfrentar os desafios impostos pela globalização, por meio de interações inéditas da sociedade, empresas e governos. III) Nesse ambiente de governança “eletrônica”, os valores que dizem respeito à governança são relativos.

(A) Somente o item I está correto.
(B) Somente o item II está correto.
(C) Somente os itens I e II estão corretos.
(D) Nenhum item está correto.
(E) Todos os itens estão corretos.

Relacione os tipos de riscos apresentados na primeira coluna com suas respectivas descrições na segunda coluna e assinale a opção correta. (1) Riscos operacionais (2) Riscos à integridade (3) Riscos estratégicos (A) Eventos de risco que comprometem o alcance dos objetivos estratégicos declarados pela organização. (B) Eventos de risco que podem resultar em desvios éticos, irregularidades administrativas, fraude e corrupção. (C) Eventos de risco que estão normalmente associados a fragilidades que podem comprometer os processos de trabalho executados por uma determinada organização.

(A) 1 – C; 2 – B; 3 – A.
(B) 1 – A; 2 – C; 3 – B.
(C) 1 – B; 2 – A; 3 – C.
(D) 1 – C; 2 – A; 3 – B.
(E) 1 – B; 2 – C; 3 – A.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve uma medida efetiva para mitigar o conflito de agência na governança pública.
(A) Aumento das remunerações dos gestores públicos para alinhar seus interesses pessoais com os da sociedade.
(B) Implementação de políticas de governança que restrinjam a transparência e o acesso às informações públicas.
(C) Fortalecimento dos mecanismos de participação cidadã e controle social para aumentar a accountability.
(D) Redução dos mecanismos de controle interno e auditorias, para conferir maior autonomia aos gestores públicos.
(E) Isolamento das decisões de políticas públicas do escrutínio público, para acelerar o processo decisório.

Mais conteúdos dessa disciplina