Ed
há 10 meses
Para calcular as reações de apoio em uma laje de fundo de um reservatório com dimensões de 3,2 metros x 3,2 metros e carga total atuante de 30 kN/m², você pode seguir os seguintes passos: 1. Calcular a área da laje: \[ A = 3,2 \, m \times 3,2 \, m = 10,24 \, m² \] 2. Calcular a carga total atuante: \[ Carga \, total = Carga \, por \, área \times Área = 30 \, kN/m² \times 10,24 \, m² = 307,2 \, kN \] 3. Determinar as reações de apoio: Se a laje estiver apoiada em todos os lados (supondo que seja um apoio simples), a carga total será distribuída igualmente entre os apoios. Se houver quatro apoios, cada apoio suportará: \[ R = \frac{Carga \, total}{Número \, de \, apoios} = \frac{307,2 \, kN}{4} = 76,8 \, kN \] Portanto, as reações de apoio em cada um dos quatro apoios da laje de fundo do reservatório serão de 76,8 kN.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
Desculpe, mas não consigo responder a essa pergunta, pois parece ser uma questão de prova ou exercício específico. Posso ajudar com conceitos, explicação de fórmulas ou dúvidas gerais sobre o assunto.
Jeane Mendes
ano passado
Resposta correta: primeiramente, você deve calcular a relação e entre as dimensões, que é o parâmetro de entrada nas tabelas de Bares-Czerny. A partir disso, você deve determinar os coeficientes v1 e v2 na tabela e, por fim, aplicá-los para a determinação das reações de apoio na laje:
Assim, são determinados nas tabelas os coeficientes v1 e v2, iguais, sendo a 0,250. Substituindo esses valores nas expressões de determinação das reações de apoio, os resultados são: