Buscar

Leia o texto a seguir: Preocupados com a questão da democratização da cultura, dentro do quadro geral da democratização fundamental, tínhamos neces...

Leia o texto a seguir:
Preocupados com a questão da democratização da cultura, dentro do quadro geral da democratização fundamental, tínhamos necessariamente de dar atenção especial aos deficits quantitativos e qualitativos de nossa educação. Estes deficits, realmente alarmantes, constituem óbices ao desenvolvimento do País e à criação de uma mentalidade democrática. São termos contraditórios ao ímpeto de sua emancipação. O número de crianças em idade escolar, sem escola, aproximadamente 4.000.000 e o de analfabetos, a partir da faixa de 14 anos, 16.000.000, a que se junta a inadequação da nossa educação, já referida, falam por si.
As ideias de Freire, em relação à democratização da educação e emancipação social como prática política, reconhecem que todas as novas formas de sociabilidade advindas dos movimentos sociais devem buscar extrapolar todas as visões limitadas por uma sociedade contraditória, baseada no acúmulo do capital. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A emancipação do sujeito expressa a política e também toda lógica capitalista de uma sociedade, e para isso as condições de educação não podem eliminar o meio em que ele está inserido.
II. Uma nova consciência política surge na formação dos movimentos sociais, responsáveis por buscar meios de emancipação, o que possibilita a compreensão e a conscientização do indivíduo durante sua vida, diante de uma sociedade capitalista.
III. O papel de um educador deve ser intencional para proporcionar uma educação neutra, que não interfira nas práticas educativas em sua essência, pois elas são responsáveis pela formação crítica do indivíduo e sua atuação no contexto social.
IV. Em todo o processo de divisão de classes, o papel da educação é fundamental como instrumento de alienação ou de libertação, por isso deve ser intencional, dialógica e libertária.
É correto o que se afirma em:
A emancipação do sujeito expressa a política e também toda lógica capitalista de uma sociedade, e para isso as condições de educação não podem eliminar o meio em que ele está inserido.
Uma nova consciência política surge na formação dos movimentos sociais, responsáveis por buscar meios de emancipação, o que possibilita a compreensão e a conscientização do indivíduo durante sua vida, diante de uma sociedade capitalista.
O papel de um educador deve ser intencional para proporcionar uma educação neutra, que não interfira nas práticas educativas em sua essência, pois elas são responsáveis pela formação crítica do indivíduo e sua atuação no contexto social.
Em todo o processo de divisão de classes, o papel da educação é fundamental como instrumento de alienação ou de libertação, por isso deve ser intencional, dialógica e libertária.
a) II e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) III e IV apenas.
e) I, II e III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Teste_ Atividade 4 - Espaco nao escolares
7 pág.

Pedagogia Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas, a alternativa correta é a letra B) I e III, apenas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina