Buscar

QUAIS SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR E DO SISTEMA RESPIRATÓRIO? QUAL É A FUNÇÃO BÁSICA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os componentes do sistema cardiovascular são o coração, as artérias, as veias e os capilares sanguíneos. Já os componentes do sistema respiratório são as vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe), as vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios, bronquíolos) e os pulmões. A função básica do sistema cardiopulmonar é garantir a oxigenação do sangue e a eliminação do dióxido de carbono do organismo. O coração bombeia o sangue rico em oxigênio para os tecidos do corpo através das artérias, enquanto as veias transportam o sangue pobre em oxigênio de volta ao coração. O sistema respiratório, por sua vez, é responsável pela troca gasosa entre o ar e o sangue nos pulmões, permitindo que o oxigênio seja absorvido e o dióxido de carbono seja eliminado. Juntos, esses sistemas garantem a manutenção da homeostase do organismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais