Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a escuta na clínica psicanalítica como atenção flutuante, podemos afirmar que: trata-se de um método tradicional da crítica cinematográfica, adaptado por Sigmund Freud para a escuta de analisandos em terapia psicanalítica. um dos problemas observados por Freud é o fato do analista, ao tratar mais de um analisando por dia, não tomar nota de todas as ocorrências no ato da escuta psicanalítica. Sigmund Freud observa que o analista necessita de uma ferramenta de escuta que permita lembrar dos nomes, dos eventos e das patologias de cada analisando, sem necessitar de recursos como anotações complexas em um prontuário. significa que a análise não pode contar exclusivamente com a memória do analista. uma técnica que impede o analista de contar exclusivamente com a atenção uniformemente suspensa frente a tudo que é dito em uma análise.
User badge image
LEVY LEAL

ano passado

User badge image
LEVY LEAL

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre a escuta na clínica psicanalítica como atenção flutuante: 1. "trata-se de um método tradicional da crítica cinematográfica, adaptado por Sigmund Freud para a escuta de analisandos em terapia psicanalítica." - Essa afirmação não é correta, pois a atenção flutuante não é um método da crítica cinematográfica. 2. "um dos problemas observados por Freud é o fato do analista, ao tratar mais de um analisando por dia, não tomar nota de todas as ocorrências no ato da escuta psicanalítica." - Embora Freud tenha notado a dificuldade de lembrar de tudo, essa afirmação não captura a essência da atenção flutuante. 3. "Sigmund Freud observa que o analista necessita de uma ferramenta de escuta que permita lembrar dos nomes, dos eventos e das patologias de cada analisando, sem necessitar de recursos como anotações complexas em um prontuário." - Essa afirmação é um pouco exagerada, pois a atenção flutuante não se refere a uma ferramenta específica, mas sim a uma técnica de escuta. 4. "significa que a análise não pode contar exclusivamente com a memória do analista." - Essa afirmação é verdadeira, pois a atenção flutuante implica que o analista deve estar atento a diversos aspectos, não apenas à memória. 5. "uma técnica que impede o analista de contar exclusivamente com a atenção uniformemente suspensa frente a tudo que é dito em uma análise." - Essa afirmação é confusa, pois a atenção flutuante é, na verdade, uma forma de manter a atenção suspensa, mas de maneira flexível. A alternativa que melhor reflete a ideia da escuta na clínica psicanalítica como atenção flutuante é a 4) "significa que a análise não pode contar exclusivamente com a memória do analista."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A afirmação correta sobre a escuta na clínica psicanalítica como atenção flutuante é que se trata de uma técnica que impede o analista de contar exclusivamente com a atenção uniformemente suspensa frente a tudo que é dito em uma análise. A atenção flutuante é uma técnica que permite ao analista estar aberto a todas as associações que surgem durante a análise, sem se prender a nenhuma delas em particular. Dessa forma, o analista pode captar aspectos inconscientes do discurso do analisando e ajudá-lo a compreender melhor seus conflitos internos. A técnica não tem relação com a crítica cinematográfica ou com a necessidade de lembrar de informações sobre os analisandos sem anotações complexas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina