Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia

ESTÁCIO
A partir da abordagem realizada por K. Marx e F. Engels, na obra Ideologia Alemã, chegamos à concepção de sociedade para esses dois autores. A sociedade é, conforme pontuam, a ação recíproca dos homens entre si e com a natureza, sem autonomia individual. A partir dessa concepção, pode-se afirmar que A não existe sociedade, apenas indivíduos que se autodeterminam conforme os seus próprios interesses. B o domínio da natureza, no modelo capitalista, tem o propósito de produzir riqueza para que toda a sociedade possa usufruir igualmente. C na sociedade, as ações são condicionadas historicamente pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção. D as forças produtivas fazem parte da superestrutura da sociedade, por isso elas se sobressaem em relação às classes sociais. E a reciprocidade entre os homens se manifesta em razão da força material que a religião opera para garantir solidariedade e cooperação.
User badge image
Micheli Silva

há 2 anos

User badge image
Micheli Silva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base na concepção de sociedade segundo K. Marx e F. Engels na obra "Ideologia Alemã": A) Não existe sociedade, apenas indivíduos que se autodeterminam conforme os seus próprios interesses. - FALSO. Para Marx e Engels, a sociedade é uma construção social e histórica, e não apenas um conjunto de indivíduos autônomos. B) O domínio da natureza, no modelo capitalista, tem o propósito de produzir riqueza para que toda a sociedade possa usufruir igualmente. - FALSO. Marx critica o capitalismo por gerar desigualdade e exploração, onde a riqueza é concentrada nas mãos de poucos. C) Na sociedade, as ações são condicionadas historicamente pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção. - VERDADEIRO. Essa afirmação reflete a ideia central de Marx de que as condições materiais e as relações de produção moldam a sociedade e as ações dos indivíduos. D) As forças produtivas fazem parte da superestrutura da sociedade, por isso elas se sobressaem em relação às classes sociais. - FALSO. As forças produtivas são parte da infraestrutura, enquanto a superestrutura é composta por instituições, cultura e ideologia. E) A reciprocidade entre os homens se manifesta em razão da força material que a religião opera para garantir solidariedade e cooperação. - FALSO. Embora a religião possa ter um papel social, Marx vê a religião mais como uma ilusão que pode servir para justificar a exploração, não como a base da solidariedade. Portanto, a alternativa correta é: C) na sociedade, as ações são condicionadas historicamente pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A partir da abordagem realizada por K. Marx e F. Engels, na obra Ideologia Alemã, chegamos à concepção de sociedade para esses dois autores. A sociedade é, conforme pontuam, a ação recíproca dos homens entre si e com a natureza, sem autonomia individual. A partir dessa concepção, pode-se afirmar que na sociedade, as ações são condicionadas historicamente pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina