Em dezembro de 2006, “a Assembleia Geral da ONU adotou a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento internacional de direitos humanos”, com objetivo de estimular “comprometimento e ação por igualdade, inclusão e empoderamento em todo o mundo”, entendendo que “as pessoas com deficiência continuam a deparar- se com barreiras na sua participação enquanto membros iguais da sociedade e violações dos seus direitos humanos em todas as partes do mundo”. O Estatuto da Pessoa com Deficiência garante que deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa para, EXCETO:
a) Casar-se e constituir união estável.
b) Exercer direitos sexuais e reprodutivos.
c) Exercer o controle financeiro e patrimonial do cônjuge.
d) Exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando.
e) Exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar.

SIMULADO1 - Direitos Humanos para CAIXA - 2024

Direitos Humanos Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

A alternativa correta é a letra C) Exercer o controle financeiro e patrimonial do cônjuge. O Estatuto da Pessoa com Deficiência garante que a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa para realizar todas as ações mencionadas, exceto o controle financeiro e patrimonial do cônjuge.

Responda

Mais conteúdos dessa disciplina