Logo Passei Direto
Buscar
Dentre as alternativas, NÃO constitui causa dessa expansão:
a) A aliança dos países árabes nunca significou uma estratégia unificada, apesar de Israel ser seu inimigo comum.
b) Os EUA nunca deixaram de favorecer o exército israelense, em que pesem as ambigüidades e o jogo duplo com os árabes.
c) A Inglaterra sempre se mostrou simpática à criação de um “lar judeu” na região, embora mantivesse o controle sobre a Palestina desde a Primeira Guerra.
d) A URSS, apesar dos seus desentendimentos com os EUA, apoiou, incondicionalmente, com armas e munições, o avanço do exército israelense.
e) A grande Lei do Retorno, assinada em 1950, proporcionou uma imigração em massa do povo judeu para Israel, garantindo a manutenção das áreas conquistadas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas, a que NÃO constitui causa dessa expansão é a opção: c) A Inglaterra sempre se mostrou simpática à criação de um “lar judeu” na região, embora mantivesse o controle sobre a Palestina desde a Primeira Guerra.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A implantação do Estado de Israel, em 1948, está na origem do problema palestino. Trata-se de um conflito nacional que opõe uma nação (povo palestino) dispersa por vários países (Israel, Líbano e Jordânia) a um Estado (Israel). Qual das afirmativas caracteriza MELHOR a questão palestina?
a) Em 1959 surgia a primeira organização militar palestina, a Al Fatah, liderada por Yasser Arafat, voltada para a criação de um Estado palestino.
b) No início do século XIX, cerca de dois milhões de árabes habitavam a região da Palestina, colocada sob mandato francês ao fim da Guerra do Yon Kippur.
c) A OLP definiu-se, na sua carta de fundação, contrária à existência do Líbano, um entrave árabe entre os palestinos.
d) Após a Guerra de Independência de Israel (1948-49), os palestinos que por lá viviam integraram-se normalmente como cidadãos, com amplos direitos civis, tranqüilizando os dirigentes israelenses.
e) Com a interferência da ONU, palestinos e israelenses reconheceram os Estados de Israel e Gaza como independentes, soberanos e autônomos.

Observe com atenção os mapas a seguir, relativos à situação da região denominada Palestina entre os anos de 1947 e 1967.
a) A derrota de Israel na Guerra dos Seis Dias garantiu a hegemonia dos países árabes sobre o Oriente Médio.
b) Os conflitos entre árabes e judeus na Palestina ampliaram-se com a disputa pelas áreas produtoras de petróleo no contexto da Guerra Fria.
c) A Guerra da Independência (1948-49) teve como causa imediata a não-aceitação, por parte dos países árabes, do plano de partilha da ONU para a região.
d) Em novembro de 1947, a ONU propôs a divisão da região em dois Estados: um árabe e outro judeu; contudo, naquele momento, só se constituiu o

De todos os conflitos que envolvem os países do Oriente Médio, o mais importante por sua derivação e gravidade é o que envolve árabes e israelenses. Embora tenha raízes mais antigas, tal conflito se agravou a partir da criação do Estado de Israel.

a) 1939
b) 1967
c) 1945
d) 1948
e) 1918

Mais conteúdos dessa disciplina