Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a RDC 302/2005, nos processos relacionado ao item 9.3 Controle Externo da Qualidade – CEQ, exceto:
O laboratório clínico deve registrar os resultados do Controle Externo da Qualidade, inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados ou nos quais a proficiência não foi obtida. As amostras controle não devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.
a) O laboratório clínico deve participar de Ensaios de Proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.
b) Para os exames não contemplados por programas de Ensaios de Proficiência, o laboratório clínico deve adotar formas alternativas de Controle Externo da Qualidade descritas em literatura científica.
c) A participação em Ensaios de Proficiência deve ser individual para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.
d) A normalização sobre o funcionamento dos Provedores de Ensaios de Proficiência será definida em resolução específica, desta ANVISA.
e) O laboratório clínico deve registrar os resultados do Controle Externo da Qualidade, inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados ou nos quais a proficiência não foi obtida. As amostras controle não devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra C) A participação em Ensaios de Proficiência deve ser individual para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Controle de Qualidade de Regras Múltiplas utiliza uma combinação de critérios de decisão, ou regras de controle, para decidir quando uma corrida analítica está “sob controle” ou “fora de controle”. O Procedimento de CQ de Regras Múltiplas de Westgard, como é mais conhecido, utiliza 5 regras de controle diferentes para julgar a aceitabilidade de uma corrida analítica. Por comparação, um procedimento de regra única de controle utiliza um único critério ou um único par de limites de controle, assim como um gráfico de Levey-Jennings, com limites de controle calculados como x ± 2DP (média mais ou menos dois desvios padrão) ou x ± 3DP (média mais ou menos 3 desvios padrão). As “Regras de Westgard” são geralmente utilizadas com 2 ou 4 medições de controle por corrida, o que significa que elas são apropriadas quando dois materiais de controle diferentes são medidos uma ou duas vezes por material, que é o caso em muitas aplicações bioquímicas. Algumas regras de controle alternativas são mais apropriadas quando três materiais de controle são analisados, o que é comum para aplicações em hematologia, coagulação e imunoensaios. (Copyright Westgard QC, Inc 2002 http://www.westgard.com Traduzido por ControlLab ® 2003). Em uma situação 13s deve-se:
A corrida é rejeitada.
a) A corrida é rejeitada.
b) A corrida é aceita.
c) É liberado sem ressalvas.
d) É liberado com ressalvas.
e) É analisado e refeito, mas é liberado.

Os programas de Controle Interno da Qualidade (CIQ) e Controle Externo da Qualidade (CEQ) devem ser documentados, contemplando, exceto:
Manutenção corretiva.
a) Manutenção corretiva.
b) Forma de controle e frequência de utilização.
c) Limites e critérios de aceitabilidade para os resultados dos controles.
d) Avaliação e registro dos resultados dos controles.
e) Lista de analitos.

Quais os Programas de acreditação para laboratórios existentes no Brasil:

a. ONA, PALC, CAP.
b. ONA, PALC, DICQ.
c. ONA, PADI, CAP.
d. PALC, PADI, CAP.
e. ONA, DICQ, CAP.

Quais as fases do ciclo do PDCA?

a. Planejamento, Desenvolvimento, Correção contínua e Aferição.
b. Planejamento, Execução, Verificação e Agir.
c. Planejamento, Treinamento, Contratação e Atuação.
d. Programação, Execução, Compras e Aferição.
e. Programação, Desenvolvimento, Projeto e Execução

Mais conteúdos dessa disciplina