Buscar

A descoberta de arte rupestre em grande parte do território brasileiro está associada a estudos arqueológicos e a revelação de diversos sítios arqu...

A descoberta de arte rupestre em grande parte do território brasileiro está associada a estudos arqueológicos e a revelação de diversos sítios arqueológicos. Pelas características em comum, não necessariamente ligada a grupos etnográficos específicos, esses registros artísticos foram organizados nas chamadas tradições.

 

A tradição compreende a representação visual de todo um universo simbólico primitivo que pode ter sido transmitido durante milênios sem que, necessariamente, as pinturas de uma tradição pertençam aos mesmos grupos étnicos além do que poderiam estar separados por cronologias muito distantes.

(MARTIN, Gabriela. Registro rupestre e registro arqueológico do nordeste do Brasil. Revista de Arqueologia, São Paulo, 1994, p. 297)

Em relação às tradições existentes no Brasil, pode-se identificar:

 

I.Tradição existente principalmente em regiões mais ao norte do país (Piauí, Rio Grande do Norte, Ceara) onde há predominantemente representações do cotidiano apresentando animais e humanos além de figuras geométricas.

II.Tradição também presente no norte do Brasil, porém com figuras menos detalhadas e mais estáticas.

III.Encontrada, entre outros lugares, no Rio São Francisco, esta tradição apresenta figuras essencialmente geométricas e esquemáticas de animais e humanos.

IV.A região do Amazonas é o principal espaço onde esta tradição é encontrada. As artes rupestres apresentam principalmente figuras humanas que são representadas de corpo inteiro ou apenas a cabeça, que se aparece mais detalhada.

V.Esta tradição é encontrada principalmente nas regiões ao longo da parte central do país. Como característica fundamental está o registro de animais raros que habitaram a região como tamanduás e tatus gigantes.

VI.O diferencial desta tradição está nas suas representações que se apresentam por figuras geométricas.

VII.Nas ilhas do litoral de Santa Catarina podemos encontrar esta tradição que apresenta diversas figuras humanas e geométricas, feitas na grande parte com a técnica de polimento.

VIII.É possível encontrar esta tradição em estados do sul do país como Rio Grande do Sul e possui características parecidas com as artes rupestres encontradas em Santa Catarina.

 

Tradição São Francisco

Tradição Geométrica

Tradição Nordeste

Tradição Amazônica

Tradição Agreste

Tradição Litorânea

Tradição Planalto

Tradição Meridional

 

Assinale a alternativa que representa a sequência correta:

Escolha uma opção:

a. III, V, IV, VI, II, I, VIII, VII

b. IV, II, III, I, VIII, VI, V, VII

c. III, VI, I, IV, II, VII, V, VIII

d. VI, IV, V, I, VIII, VII, II, III

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa: b. IV, II, III, I, VIII, VI, V, VII

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais