Buscar

"A crítica do marxismo ao capitalismo tem um significado moral, ainda que certamente não se reduza a ele, pois o capitalismo é criticável também po...

"A crítica do marxismo ao capitalismo tem um significado moral, ainda que certamente não se reduza a ele, pois o capitalismo é criticável também por não satisfazer as necessidades vitais da imensa maioria da humanidade. Na verdade, este sistema não conseguiu oferecer os bens materiais e sociais e para levar não a ‘boa vida’ da qual desfruta a minoria privilegiada, mas sim para viver nas condições humanas indispensáveis, no que tange à alimentação, moradia, saúde, segurança ou proteção social. Contudo, o capitalismo de ontem e de hoje pode e deve ser criticado pela profunda desigualdade no acesso à riqueza social e às injustiças que derivam dela; pela negação ou limitação das liberdades individuais e coletivas ou por sua redução – quando as reconhece – a um plano retórico ou formal; por seu tratamento dos homens – na produção e no consumo – como simples meios ou instrumentos. Tudo isso entranha a asfixia ou limitação dos valores morais correspondentes: a igualdade, a justiça, a liberdade e a dignidade humana." Fonte: VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética e 09/04/2021 Avaliação Online 1: G.UNI.CETI.4 - Cidadania e Ética https://newtonpaiva.instructure.com/courses/10761/quizzes/23987 4/14 marxismo. In: La teoria marxista hoje – problemas e perspectivas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2006. (Coleção campus virtual). Segundo essa formulação da visão de Marx a respeito da sociedade, do capitalismo e da ética que permeia esses elementos, podemos afirmar que:
Para Marx, os valores morais somente poderiam ser compreendidos mediante uma revolução com a tomada de poder pelo proletariado.
Para Marx, os valores da moral vigente eram hipócritas, não em si mesmos, mas porque eram irrealizáveis e impossíveis numa sociedade capitalista violenta.
Para Marx, não há valores morais vigentes nas sociedades capitalistas, apenas a luta do homem contra si mesmo.
Para Marx, os valores morais dependiam do consumo irrestrito do modo de produção por parte dos valores ideológicos das classes.
Para Marx, os valores morais em uma sociedade capitalista eram hipócritas, pois constituíam um fator de disputa entre as classes sociais.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Online 1_ G UNI CETI 4 - Cidadania e Ética (2)
14 pág.

Ética, Cidadania e Trabalho Centro Universitário Newton PaivaCentro Universitário Newton Paiva

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na formulação da visão de Marx a respeito da sociedade, do capitalismo e da ética, podemos afirmar que, para Marx, os valores morais vigentes nas sociedades capitalistas eram hipócritas, pois constituíam um fator de disputa entre as classes sociais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais