Buscar

O SUS pode ser entendido como uma “Política de Estado” que foi materializada pelo Congresso Nacional, em 1988, na chamada Constituição Cidadã, cons...

O SUS pode ser entendido como uma “Política de Estado” que foi materializada pelo Congresso Nacional, em 1988, na chamada Constituição Cidadã, considerando a Saúde como um “Direito de Cidadania e um dever do Estado''. Nesse sentido, pode-se afirmar que o SUS é um projeto que assume e consagra os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população.

Em relação aos princípios do SUS, assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma:

a.

A universalidade é um ideal a ser alcançado, consiste na extensão da cobertura dos serviços para toda a população, independentemente de cor, sexo, religião.

b.

O objetivo da equidade é diminuir desigualdades sociais, considerando que todas as pessoas possuem direito aos serviços e, por isso, têm necessidades iguais e que precisam ser atendidas.

c.

O conceito de equidade diz respeito à necessidade de se “tratar igualmente os desiguais”, ou seja, o reconhecimento da igualdade entre as pessoas. O sistema deve ser acessível a todos.

d.

A integralidade contempla o conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção de riscos e agravos em detrimento da assistência e recuperação. A priorização da distribuição de recursos na prevenção ficou estabelecida pela Constituição Federal de 1988.

e.

O princípio da universalidade originalmente dirige-se ao controle de riscos e danos, porém pode incluir ações de assistência e recuperação de indivíduos enfermos, seja para a detecção precoce de doenças, seja para ações de diagnóstico, tratamento e reabilitação.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b. O objetivo da equidade é diminuir desigualdades sociais, considerando que todas as pessoas possuem direito aos serviços e, por isso, têm necessidades iguais e que precisam ser atendidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais