Buscar

As lutas possuem características bem peculiares relativas ao tempo de confronto em cada modalidade. Nas lutas de agarre como judô, luta greco-roman...

As lutas possuem características bem peculiares relativas ao tempo de confronto em cada modalidade. Nas lutas de agarre como judô, luta greco-romana e jiu-jitsu ocorrem tempos de quatro até dez minutos em rounds únicos e o torneio ou campeonato é disputado em um único dia, com a formalização de vários combates. Já as lutas de toques como boxe, karatê, taekwondo e muai thay são divididas em mais etapas, usualmente entre dois até 12 ou 15 assaltos, em tempos menores de dois a três minutos, com apenas uma luta por sessão diária. O que se percebe é que existe uma característica específica para todas as lutas, os atletas devem ter bastante resistência para suportar esforços contínuos para a manutenção do desempenho que o levem a enfrentar, caso necessário, os tempos totais de cada combate; essa característica é chamada de fator de base. Adicionalmente, os lutadores devem possuir as habilidades para obterem pontos, fazerem os adversários desistirem, praticarem situações para eliminarem ou excluírem seus oponentes e, para isso, precisam executar ações que contabilizem suas conquistas; essas ações são chamadas de fatores de definição e se apoiam no emprego de força e, principalmente, de potência muscular. Os combates também apresentam diversas características de rápida interrupção para atender a determinadas regras, dentre elas, em especial: manutenção da contenda dentro da área de competição demarcada, aplicar penalizações, realizar atendimento médico para pequenas lesões e sangramento e proclamar pontuação. Assim, as disputas possuem dinâmica própria, cujos sistemas energéticos comumente usados são bastante distintos, e variam com o tempo de luta, pontuação a ser obtida, relação esforço-pausa, número de rounds, tempo de descanso entre os assaltos ou entre as lutas e, por fim, até pela estratégia de luta escolhida. Tomando em conta as considerações acima, assinale a alternativa que descreve, mais apropriadamente, a atuação de sistemas energéticos atuantes nas lutas competitivas:


A) 

Sistema intermitente, com maior predomínio aeróbio nas ações correspondentes aos fatores de definição e anaeróbio lático nas ações de fatores de base.

B) 

Sistema intermitente, com predominância anaeróbia alática nas ações de definição e predomínio aeróbio, ao final do tempo de luta, nas ações de fatores de base.

C) 

Sistema anaeróbio lático, pelo qual os atletas conseguem grande mobilização de gordura durante a realização das ações de base.

D) 

Sistema intermitente contínuo, que se caracteriza por intervalos de grande oxidação e são mobilizados na execução dos fatores de definição.

E) 

Sistema anaeróbio alático, durante todo o tempo de luta, pois o que conta são as ações realizadas como fatores de definição.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Sistema intermitente, com predominância anaeróbia alática nas ações de definição e predomínio aeróbio, ao final do tempo de luta, nas ações de fatores de base.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina