Buscar

Para que o Poder Judiciário possa operar e adimplir com as suas obrigações, muitos recursos preveem o pagamento de custas pela parte que não goza d...

Para que o Poder Judiciário possa operar e adimplir com as suas obrigações, muitos recursos preveem o pagamento de custas pela parte que não goza da assistência judiciária gratuita.

Quanto ao preparo da apelação, assinale a alternativa correta.

A. 

O apelante que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

B. 

Não se exige preparo para a interposição de apelação, no Direito brasileiro, em decorrência da adoção do princípio constitucional do acesso à justiça. Do contrário, muitas pessas não recorreriam ao Poder Judiciário.

C. 

Caso o apelante tenha realizado o preparo e não o tenha comprovado nos autos, o recurso não será recebido pelo juízo de primeiro grau, na medida em que lhe compete aferir as condições de admissibilidade.

D. 

Ainda que o apelante seja beneficiário da Assistência Judiciária Gratuita, ele deverá realizar o preparo da apelação. Na hipótese de provimento do recurso, ele terá direito ao ressarcimento das custas.

E. 

A ausência de preparo da apelação é um vício insanável, pois é essencial para o Poder Judiciário obter receita para custear o seu relevante serviço público, conforme a Constituição Federal.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais