Em contraponto aos sofistas, Sócrates acreditava na existência de uma verdade absoluta e universal, que fundamentasse todas as coisas do universo. Assim, para Sócrates, a verdade valeria para:
Para todas as pessoas em qualquer tempo e espaço. Para poucas pessoas em um tempo e um espaço. Para todas as pessoas somente em um determinado tempo. Somente para os filósofos. Somente para ele, por ser um grande filósofo.
A decadência da narrativa mitológica ocorreu devido a alguns fatores. Entretanto, dois foram essenciais para o surgimento de um caráter mais racional como forma de reflexão sobre o mundo, a vida e a realidade. Leia as afirmações a seguir e marque a opção correta:
I. O caráter racional começou com a busca da coerência mítica pelos poetas. II. A nobreza deixou de acreditar na narrativa mítica. III. A narrativa mítica começou a não fazer sentido mediante as explicações racionais.
a) Apenas a afirmativa I. b) Apenas a afirmativa III. c) Apenas as afirmativas I e III. d) Apenas a afirmativa II. e) Apenas as afirmativas II e III.
Sobre as contribuições de Platão para a educação, é CORRETO afirmar. Instrução era voltada, em primeiro lugar, para a preparação física militar, visando à guerra. Também trabalhava com a moral e virtudes necessárias para a vida na pólis. Modo de educação empregada pelos gregos, baseada na crença mitológica e na preparação para a vida em sociedade. Platão, nascido na cidade de Estagira, na Macedônia, hoje pertencente à Grécia, foi idealizador do Liceu, representando a educação intermediária. A academia de Platão tinha cursos regulares, de manhã e à tarde. Pela manhã, os discursos do filósofo eram esotéricos, isto é, direcionados a um público interno, mais restrito, com maiores e mais avançados conhecimentos sobre lógica, física, metafísica. Platão é considerado o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo, mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. Foi o fundador da Academia, representando a educação superior. O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. Os discursos de Platão destinavam-se ao público em geral e diziam respeito a temas mais acessíveis, como retórica, política. Platão, seguidor de Sócrates, vivia na cidade de Esparta. Seu pensamento marca o declínio do pensamento mítico e o começo de um saber erudito.
Desde a sua origem, o homem afirma, nega, deseja e recusa coisas e pessoas em sua vida cotidiana, atribuindo juízos de valor pelos quais se orienta. Contudo, em determinado momento histórico de seu desenvolvimento intelectual, o homem passou a conferir um caráter filosófico aos seus questionamentos, discutindo racionalmente antigas crenças e valores. Dessa forma, é correto afirmar que a filosofia:
Inicia com o desejo do ser humano em consolidar suas crenças e valores, fruto do desejo humano. Existe desde que o homem é homem, não existindo, assim, um ponto de partida referencial. Começa com o homem aceitando os dogmas existentes sem questionar sua verdade. Surge com a insatisfação do homem com as respostas místicas sobre as coisas do universo, a partir do uso da racionalidade para tentar explicá-las. Surge nos dias atuais a partir do avanço das novas tecnologias e da especialização do conhecimento humano.
Poderia não acreditar nos Deuses ao mesmo tempo em que era preciso se unir a eles. Foram dadas duas escolhas à Sócrates, ou se exilava para sempre ou cortavam-lhe a língua. Caso se negasse a cumprir a pena escolhida, seria morto ingerindo veneno. Sócrates preferiu morrer porque: Morrendo, Sócrates acreditava que não "abriria mão" de uma vida justa. Seria morto de qualquer maneira. Sua filosofia não tinha apelo popular. Não estava convicto de seus pensamentos. Assim se tornaria um filósofo famoso e com discípulos.