Buscar

"A descentralização ocorrida no Estado Federal tem como consequência imediata a divisão do poder e essa divisão gera a necessidade de repartição da...

"A descentralização ocorrida no Estado Federal tem como consequência imediata a divisão do poder e essa divisão gera a necessidade de repartição da competência a ser exercida pelo Estado Federal e pelos estados federados. Esta repartição de competências se constitui na grande tarefa do legislador constituinte de forma a harmonizar o exercício do poder por parte de todos os estados que integram a federação e o Estado Federal." (ANJOS, Marcelo Adriano Menacho e CAMARGOS, Luciano Dias Bicalho, Tipos de Estados. In FERREIRA, Lier Pires, GUANABARA, Ricardo e JORGE, Vladimyr Lombardo. Curso de Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Editora Campus Jurídico, 2009, p. 85.). O texto acima trata da repartição das competências dos entes federativos em razão da divisão do poder e da autonomia política destes núcleos menores de poder que compõem o Estado Federal. Diante disso, dentre as alternativas abaixo, é correto indicar como sendo próprio do Estado Federal:

a) Constituição rígida.
b) Descentralização política e constituição flexível
c) Sistema constitucional de repartição de competências e constituição flexível.
d) Constituição flexível.
e) Constituição flexível e controle de constitucionalidade com um sistema judiciarista, onde existe um tribunal específico para a função de guardião da Constituição.

Essa pergunta também está no material:

EPS_ Alunos CONSTITUCIONAL II
3 pág.

Direito Constitucional II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Sistema constitucional de repartição de competências e constituição flexível. Isso porque a repartição de competências entre o Estado Federal e os estados federados é uma característica própria do Estado Federal, e a constituição flexível está relacionada à capacidade de adaptação do texto constitucional às mudanças sociais e políticas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais