Buscar

Na anemia falciforme, uma doença hereditária, há a substituição de um aminoácido por outro em uma das cadeias polipeptídicas da hemoglobina. Neste ...

Na anemia falciforme, uma doença hereditária, há a substituição de um aminoácido por outro em uma das cadeias polipeptídicas da hemoglobina. Neste caso, todas as estruturas da proteína são modificadas?

Na anemia falciforme há uma mudança da estrutura primária de uma das cadeias polipeptídica que formam a hemoglobina: o aminoácido ácido glutâmico (GLU) é substituído por um aminoácido valina (VAL) na cadeia beta. A conformação espacial da molécula também é afetada por este "erro" da cadeia primária, isto faz com que as hemácias com esta hemoglobina fiquem com um formato diferente, de foice (por isso falciforme, "em forma de foice").

Essa pergunta também está no material:

estudo dirigido proteinas
6 pág.

Bioquímica e Biofísica A Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, todas as estruturas da proteína são modificadas. A mudança na estrutura primária da cadeia polipeptídica afeta a conformação espacial da molécula, resultando em uma forma diferente das hemácias, em formato de foice, característica da anemia falciforme.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais