Buscar

Nestes casos os proventos serão integrais.Aposentadoria Voluntária - Homens: 10 anos efetivos, 5 anos cargo efetivo aposentar, 60 anos de idade e 3...

Nestes casos os proventos serão integrais.Aposentadoria Voluntária - Homens: 10 anos efetivos, 5 anos cargo efetivo aposentar, 60 anos de idade e 35 anos de tempo de contribuição.Mulheres: 10 anos efetivos, 05 anos cargo aposentar, 55 anos de idade e 30 anos de tempo de contribuição.Nestas situações serão aposentados com proventos proporcionais ao tempo de serviço.CF, Art. 40, § 1º. Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço,moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável,na forma da lei.

959 COMENTÁRIO: Servidor público com quinze anos de serviço, acometido de moléstia profissional grave e incurável, prevista em lei e aposentado por invalidez permanente em função dessa doença, deverá receber legalmente os proventos integrais e não proporcionais, com diz o enunciado.Art. 186. O servidor será aposentado: (Vide art. 40 da Constituição)I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos. GABARITO DEFINITIVO: Errado.
960 COMENTÁRIO:Prevê o Art. 217. São beneficiários das pensões:II - temporária:c) o irmão órfão, até 21 (vinte e um) anos, e o inválido, enquanto durar a invalidez, que comprovem dependência econômica do servidor; d) a pessoa designada que viva na dependência econômica do servidor, até 21 (vinte e um) anos, ou, se inválida, enquanto durar a invalidez. GABARITO DEFINITIVO: Certo.
961 COMENTÁRIO: Consoante o Decreto 3048/99, em seu Art. 16. São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado:I - o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido; (1ª Classe)II - os pais; ou (2ª Classe)III - o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido. (3ª Classe)A dependência econômica das pessoas de 1ª classe é presumida e a das demais deve ser comprovada, assim ordena o artigo 16, § 7º do Decreto em comento. Então, o pai do falecido que se inclui na segunda classe teria que comprovar a dependência econômica para ter direito a pensão. GABARITO DEFINITIVO: Certo.
962 COMENTÁRIO: Dispõe a CF, Art. 40, § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei. Observado o disposto na Seção III, especialmente no art. 33 desta Lei. GABARITO DEFINITVO: Certo.
963 COMENTÁRIO: Com amparo na lei: Art. 94, § 1°. No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse. GABARITO DEFINITIVO:Certo.
964 COMENTÁRIO: Em razão de se tratar de invalidez permanente decorrente de acidente em serviço ou moléstia profissional, será baseada a aposentadoria nos proventos integrais, e não proporcionais, consoante o disposto na legislação vigente. CF, Art. 40, I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável,na forma da lei. Art. 186. O servidor será aposentado: I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos. GABARITO DEFINITIVO: Errado.
965 COMENTÁRIO: Não se aplica a regra aos professores universitários, como se vê da legislação. CF, Art. 40, § 5ºOs requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos, em relação ao disposto no § 1º, III, a, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio.Não estão incluídos os professores universitários. GABARITO DEFINITIVO: Errado.
966 COMENTÁRIO: Não tem esteio na lei o que a questão sugere, não sendo vedada a aplicação do RGPS. CF, Art. 40, § 12. Além do disposto neste artigo, o regime de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo observará, no que couber, os requisitose critérios fixados para o regime geral de previdência social (RGPS). GABARITO DEFINITIVO: Errado.
967 COMENTÁRIO: A afirmativa não coaduna com a previsão legal. CF, Art. 40, § 13.Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social (RGPS). GABARITO DEFINITIVO: Errado.
968 COMENTÁRIO: Corresponde o enunciado a caso amparado na lei. CF, Art. 40, § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições: b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. GABARITO DEFINITIVO: Certo.
969 COMENTÁRIO: Ampara a CF, Art.40, § 20. Fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto na CF Art. 142, § 3º, X. GABARITO DEFINITIVO:Certo.
970 COMENTÁRIO: Podemos afirmar estar correta a assertiva, visto o que dispõe a legislação vigente: CF, Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. § 1º, II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. CF, Art. 201, § 2º Nenhum benefício que substitua o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado terá valor mensal inferior ao salário mínimo.CF, Art. 201, § 3º Todos os salários de contribuição considerados para o cálculo de benefício serão devidamente atualizados, na forma da lei. Lei 8.112/90, Art. 41, § 5º Nenhum servidor receberá remuneração inferior ao salário mínimo. GABARITO DEFINIT

Essa pergunta também está no material:

1001 QUESTÕES - Lei 8112
212 pág.

Português Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais