Buscar

As guerras mundiais travadas na primeira metade do século XX não foram acontecimentos forjados e desencadeados a partir de fatos localizados e imed...

As guerras mundiais travadas na primeira metade do século XX não foram acontecimentos forjados e desencadeados a partir de fatos localizados e imediatos. O contexto que favoreceu a beligerância entre os países que estiveram envolvidos nestes conflitos é de um desgaste político, econômico e diplomático que se acumulava e se estendia já por diversas décadas. Que aspectos e cenários é possível identificar como favorecedores e que faziam parte do contexto anterior à Segunda Guerra Mundial? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Além de um contexto de forte crise econômica, existia um forte sentimento de vingança e revanche diante das perdas e sanções que recaíram sobre o governo e povo alemão diante da derrota na Primeira Guerra Mundial.
( ) No interior dos Estados Unidos da América, emergia um sentimento de euforia diante do consumo de bens e utensílios de conforto e luxo, o que gerava forte especulação financeira e a sensação de que a riqueza e o bem viver estavam prestes a se realizar, quando, na verdade, eram somente estímulos ao consumo e à circulação da produção industrial que se acumulava no interior das fábricas.
( ) O cenário de forte crise econômica internacional fez com que diversos países adotassem medidas de protecionismo econômico, que significavam proteger a produção nacional e oferecer empecilhos aos produtos estrangeiros. No que diz respeito à atuação dos governos, ocorreu uma forte intervenção e controle dos mesmos no campo das atividades comerciais e econômicas.
( ) O cenário que se configurava no período do pós Primeira Guerra Mundial era de uma Europa destruída social, econômica e politicamente, em especial a Inglaterra, França e Rússia, o que significava momento de vantagem aos países como a Alemanha e Itália, que poderiam se equipar tática e militarmente e declarar guerra novamente aos adversários.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

Essa pergunta também está no material:

História Contemporânea
5 pág.

História Contemporânea Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) F - V - V - F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais